Virada do ano 2000 sem Bug

(Com fotos) - Sistemas da iniciativa privada, desligados devido ao feriado, ainda podem apresentar problemas na segunda-feira

sáb, 01/01/2000 - 13h55 | Do Portal do Governo

Os serviços essenciais como energia e telecomunicações funcionaram normalmente na virada do ano 2000, não interferindo nas comemorações do Rèveillon. A central de monitoramento, instalada no Palácio dos Bandeirantes e interligada com sete áreas críticas não registrou nenhuma ocorrência importante. Algum transtorno foi causado pelas chuvas, que deixaram bairros da capital sem energia elétrica. Mas os equipamentos e sistemas se mostraram devidamente adequados, de acordo o presidente do Comitê Gestor do Programa Ano 2000 e secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Dalmo Nogueira.
Entretanto, segundo o presidente do comitê gestor, alguns problemas ainda podem ocorrer. Ele lembrou que o comércio, a indústria e os serviços começam a funcionar apenas na segunda-feira, e ainda estão com seus sistemas desligados. De acordo com consultores da área, apenas 10% dos problemas seriam apresentados na virada, cerca de 50% na primeira quinzena de janeiro e o restante no decorrer do ano. ‘O grande problema da virada era o risco de serem afetados os serviços essenciais, o que não ocorreu’, disse Nogueira.
As únicas ocorrências relacionadas ao Governo Estadual registradas foram em apenas quatro pedágios, que emitiram recibos com a data errada, mas não chegaram a interferir no fluxo de trânsito. O problema já foi corrigido, segundo o coordenador da Defesa Civil e secretário da Casa Militar, coronel Olavo Sant’Anna.
Os problemas com as datas dos recibos ocorreram nos pedágios da Rodovia Dom Pedro, nos municípios de Nazaré e Itatiba; na Rodovia Marechal Rondon, no município de Havaí, e também na travessia da balsa Santos-Guarujá, onde os computadores voltaram para 1º de janeiro de 1999. ‘Mas já foram resolvidos’, garantiu o coronel Sant’Anna. No Hospital de Vila Penteado ocorreu um pequeno problema no computador que emite senhas, que foram feitas manualmente. Mas todos os equipamentos funcionaram normalmente, de acordo com o presidente do comitê. Alguns bairros ficaram sem energia elétrica ontem, devido as fortes chuvas que caíram durante o final da tarde e início da noite. O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) contabilizou cerca de três mil chamadas, entre 18 h e 22h30, número considerado normal para o período. De acordo com os informes meteorológicos da Defesa Civil, as chuvas devem continuar durante o fim de semana devido à chegada de uma frente fria.
Mesmo com a expectativa de que tudo ocorresse dentro do previsto, foi montado um esquema especial para a virada do ano. Mais de duas mil pessoas ficaram de plantão no Governo Estadual, sem contar o número de policiais militares, civis e do corpo de bombeiros. Órgãos e secretarias ligadas aos serviços essenciais permaneceram linkadas diretamente com o comitê gestor. Só na central de monitoramento do Palácio, 60 profissionais entraram o ano trabalhando. Alguns sistemas que passaram a virada desligados começaram a ser religados hoje, sem apresentar problemas. A Rede Executiva do Palácio dos Bandeirantes, que interliga todas as Secretarias e órgãos a elas vinculadas (como Sabesp, Cetesb, entre outros) foi reiniciada normalmente. ‘O Estado investiu mais de R$ 200 milhões nos últimos quatro anos, no trabalho de técnicos para adequarem as redes e, pelo visto, foi um trabalho bem-feito’, disse Nogueira.

Fotos da Central de Monitoramento do Bug, no Palácio dos Bandeirantes:


3112bug150.zip


3112bug150a.zip


3112bug150b.zip