Virada Cultural terá homenagem a Adoniran Barbosa na CPTM

Projeto Trem das Onze levará o público para uma viagem gratuita entre as estações Luz e Brás no mais novo e moderno trem da CPTM

ter, 11/05/2010 - 11h38 | Do Portal do Governo

A Estação da Luz da CPTM será o ponto de partida do “Trem das Onze – 100 anos de Adoniran Barbosa”, uma das atrações de destaque da 6ª edição da Virada Cultural de São Paulo, que acontece neste final de semana, 15 e 16.

O projeto artístico é uma homenagem ao grande nome do samba paulistano, que completaria um século de vida neste ano. A atração é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo e a CPTM, com execução da Eclética Produtora de Idéias.

A viagem

Das 23 horas do sábado, 15, às 11 horas do domingo, 16, o mais novo e moderno trem da CPTM fará viagens expressas gratuitas entre as estações da Luz e Brás. Durante todo o passeio cultural, os usuários poderão conferir as intervenções artísticas que mostram várias facetas de Adoniran: cantor, compositor, radialista, humorista, ator e artista plástico.

Ao todo, serão realizadas 13 viagens, de hora em hora, a bordo de um trem série 7.000, fabricado pela espanhola CAF. Atualmente, duas composições desse modelo circulam nas linhas 7-Rubi e 12-Safira da CPTM. O embarque no “Trem das Onze” será feito exclusivamente na Estação da Luz, pela entrada principal da Rua Mauá.

O trem fará o seguinte trajeto, que terá duração de até 50 minutos e transportará até mil pessoas por viagem:

– Partida na Estação da Luz: No embarque e durante a viagem, as atrações ficarão por conta do Projeto Fuá, grupo de alunos e ex-alunos do Instituto de Artes da Unicamp.

– Chegada à Estação Brás: O público será recebido por um boneco de Adoniran em tamanho natural criado por Paulo Caruso. Além disso, assistirá a esquetes teatrais (encenadas pelo Grupo IArtes – Instituto de Artes do Brasil) do espetáculo “Histórias das Malocas”, programa de rádio que fez grande sucesso nos anos 1950 e 1960, que tinha Adoniran como personagem principal, interpretando o impagável “Charutinho”.

– Retorno à Estação da Luz e desembarque

Operação comercial do Metrô e da CPTM

Os trens e o metrô são a melhor opção para se deslocar pelo centro da capital paulista durante Virada Cultural. Além do “Trem das Onze”, muitas atrações ficam nos arredores das estações do Metrô e da CPTM.

CPTM

Os trens circularão durante 24 horas, sem interrupções, nas linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato/Luz-Jundiaí), 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Guaianazes/Guaianazes-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana). Na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), trens estarão de prontidão, caso seja necessário atender o retorno dos usuários da Estação Presidente Altino até a Estação Grajaú. Nas demais linhas, todas as estações permanecerão abertas para embarque e desembarque. Até a 1 hora de domingo (16) e após as 4 horas desse dia, vigora a operação comercial padrão.

Metrô

Os trens circularão durante 24 horas, sem interrupções, nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Sacomã-Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Todas as estações permanecerão abertas para embarque e desembarque dos usuários. Além disso, será reforçada a segurança ao longo das linhas e, principalmente, nas estações próximas às apresentações. Na Linha 5-Lilás, não haverá alteração no horário, ou seja, a operação termina à meia-noite do sábado, 15, e reinicia às 4h40 do domingo, 16.

Confira algumas das atrações perto de estações (a programação completa está disponível em http://viradacultural.org/programacao):

Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante, da CPTM)
Praça Júlio Prestes: palco principal, com atrações como Zélia Duncan, Céu e ABBA-The Show.

Estação da Luz (acesso pelas linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, da CPTM; e Linha 1-Azul do Metrô)
Palco da Dança; Parque da Luz (desfile de luzes pelo parque); Orquestras (como a Jazz Sinfônica e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo-Osesp).

Estação República (Linha 3-Vermelha, do Metrô)
Praça da República (palco para os amantes do samba, com a presença de Paulo Vanzolini, Jair Rodrigues e Elza Soares; Vieira de Carvalho/Largo do Arouche [palco divertido e nostálgico, com Sidney Magal, Double You e Wanderleia).

Estação São Bento (Linha 1-Azul, do Metrô)
Igreja de São Bento (Quarteto de Cordas da Academia da Osesp e da Cidade de São Paulo); Largo de São Bento (arte utilizando lixo como matéria-prima: Urban Trash Art – Pado e Rodrigo Machado)

Da CPTM