Virada Cultural reúne mais de 500 atrações em 19 cidades do Estado

Abertura oficial ocorreu em Araraquara e contou com a presença do secretário estadual da Cultura, João Sayad.

dom, 18/05/2008 - 12h47 | Do Portal do Governo

5, 4, 3, 2… Não. Não se trata de uma contagem regressiva rumo a virada de mais um ano. A Virada desta vez, é a Cultural Paulista, aberta oficialmente na noite deste sábado, 17, pelo secretário estadual da Cultura, João Sayad, em Araraquara, uma das 19 cidades do interior paulista que terão 24 horas ininterruptas de atrações culturais diversas.

“Queremos que a segunda edição deste evento seja a consolidação do primeiro e que o terceiro se amplie, e que isso vire uma festa do Estado de São Paulo”, resumiu João Sayad. Ele assistiu a apresentação do grupo Mutrib que nasceu da convergência de interesses multiculturais de instrumentistas do cenário mundial. “É um conjunto muito bom de um americano e alguns brasileiros que tocam musica contemporânea de vários países como da Turquia e do Egito”, completou o secretário.

Logo depois de deixar o teatro Wallace Leal, Sayad caminhou por duas quadras rumo a Praça Pedro de Toledo em companhia do prefeito de Araraquara, Edson Silva que aplaudiu a iniciativa.

“É um grande evento, sobretudo do ponto de vista da qualidade dos artistas e da sensibilidade do governo estadual em firmar parceria com as cidades. É uma atividade que serve para reforçar os laços entre Estado e municípios”, afirmou Edson.

Em 2008, uma das novidades da Virada Cultural foi a abrangência do projeto que cresceu: subiu para 19 cidades o circuito – na primeira edição eram 10. Outra novidade fica por conta no encerramento, que este ano acontecerá na capital, no Parque Villa-Lobos, com show de grandes nomes da MPB.

A expectativa é de que mais de 500 mil pessoas participem do evento que terá 500 atrações, incluindo artistas brasileiros, regionais e internacionais. O guitarrista e vocalista Kenny Brown, nascido na cidade de Nova Orleans, se apresentará em Santos, assim como o guitarrista e vocalista de jazz John Pizzarelli. Entre os brasileiros que vão embalar o público durante a maratona de apresentações do fim de semana estão estrelas como José Miguel Wisnik, Edvaldo Santana, Luiz Melodia, Arnaldo Antunes, Lobão, Bocato, Maria Alcina, Vânia Bastos, Nação Zumbi, Ultraje a Rigor, CPM22, Falamansa, Funk Como Le Gusta, Scandurra Live P.A., Mariana Aydar, Anelis Assumpção, Suzana Salles, Alzira Espíndola e Zeca Baleiro. Além de shows musicais, a Virada terá intensa programação de teatro, dança, intervenções urbanas, circo, cinema e música erudita.

Sediam os eventos Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Para colocar todas as atrações em praças, teatros, unidades do Sesc, equipamentos culturais e outros espaços públicos dessas cidades o  governo investirá R$ 5 milhões, e conta com o apoio dos municípios participantes e do Sesc-SP.

Cleber Mata, Mariana Garbin e Manoel Schlindwein

(M.S.)