Virada Cultural Paulista traz 24 horas de shows grátis em vários locais

Expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas participem do evento que terá mais de 700 espetáculos

qui, 06/05/2010 - 12h21 | Do Portal do Governo

O público do interior terá a oportunidade de conferir grandes nomes brasileiros e outros internacionais nos dias 22 e 23 de maio em 30 municípios do Estado. Além de música, a agenda inclui teatro, contação de histórias e artes plásticas, com nomes consagrados no Brasil e exterior. Confira toda a programação aqui.

Programação

A cantora e compositora norte-americana Cat Power, que em seu último álbum Jukebox fez covers de artistas famosos como Billie Holiday, Bob Dilan e James Brown, fará apresentações nas cidades de Jundiaí e São José dos Campos. O franco-espanhol Manu Chao, que mistura ritmos como rock, reggae, folk e latino, levará suas músicas para os palcos de Araraquara e Santos. Yann Tiersen, músico francês responsável pela criação de trilhas sonoras de filmes como Good Bye, Lenin! e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, estará presente em Piracicaba e São João da Boa Vista. Ainda, a banda Mudhoney, formada em 1988, em Seattle, levará seu rock alternativo para Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto.

A americana filha de famosos músicos brasileiros Bebel Gilberto trará suas músicas para quem estiver em Indaiatuba. Presenças de artistas de sucesso nos anos 1980 também estão confirmadas na programação da Virada Cultural Paulista 2010. O público poderá conferir shows do Rádio Taxi e Kid Vinil em Assis, Blitz em São João da Boa Vista, e Plebe Rude em Caraguatatuba.

Para divertir o público, artistas e grupos especializados em stand up comedy estarão presentes nos palcos de diversas cidades. Nany People, por exemplo, apresenta-se em Araraquara. Em Caraguatatuba, vale a pena conferir a apresentação do Clube do Improviso, formado por atores de Itu. Em São Carlos, quem subirá ao palco é Marcela Leal, que fez parte do espetáculo Terça Insana e da peça Improvável, comandada pelo grupo Os Barbixas. Dentre os espetáculos de dança, a São Paulo Companhia de Dança se apresentará em Jundiaí, o Ballet Stagium levará sua dança para os palcos de Piracicaba e Santos e a Cia. Quasar estará em Marília, com o espetáculo Céu na boca.

A Virada Cultural Paulista, parceria da Secretaria da Cultura com as prefeituras, é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo. Inspirada na Virada Cultural da capital, foi lançada em 2007 em dez cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público presente nas 20 cidades ultrapassou a marca de um milhão de pessoas, que conferiram mais de 560 atrações. Para 2010, a expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas participem do evento que terá, ao todo, mais de 700 espetáculos.

Da Agência Imprensa Oficial