Virada Cultural Paulista começa neste fim de semana

Programação vai das 18 horas do sábado às 18 horas do domingo

qui, 15/05/2008 - 16h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura realiza nos dias 17 e 18 a segunda edição da Virada Cultural Paulista, evento que levará para 19 municípios do Estado mais de 500 atrações artísticas, ampliando o sucesso do evento em 2007, que reuniu cerca de 200 mil pessoas em dez cidades do interior e litoral.

A largada da Virada Cultural Paulista será dada às 18h do sábado, e as atrações prosseguirão ininterruptamente até as 18h do domingo. Durante 24h, todas as cidades se transformarão em agitados centros culturais, com atrações para todos os gostos e idades.

O evento deste ano será realizado em Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Santos e Sorocaba e tem como co-realizadores as prefeituras dos municípios contemplados e apoio do Sesc-SP.

“Com a segunda edição, a Virada Cultural Paulista veio para ficar. Este ano temos um número maior de artistas, de espetáculos e de cidades. A tendência é crescer mais ainda nos próximos anos”, afirma o Secretário de Estado da Cultura João Sayad.

Uma novidade para este ano será o show de encerramento na capital. “Será um presente da Virada Cultural Paulista para os paulistanos, com a presença de renomados artistas da MPB”, explica André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento, Difusão e Produção Cultural da SEC, responsável pela Virada. O encerramento será no Parque Villa-Lobos e irá comemorar, também, os 50 anos da Bossa Nova.

Programação

O número de atrações da Virada 2008 praticamente dobrou, incluindo artistas brasileiros, regionais e internacionais. Estrelas como o guitarrista e vocalista Kenny Brown, nascido na cidade de Nova Orleans, se apresentará em Santos, assim como o guitarrista e vocalista de jazz John Pizzarelli. Entre os brasileiros, José Miguel Wisnik, Edvaldo Santana, Luiz Melodia, Arnaldo Antunes, Lobão, Bocato, Maria Alcina, Vânia Bastos, Nação Zumbi, Ultraje a Rigor, CPM22, Falamansa, Funk Como Le Gusta, Scandurra Live P.A., Mariana Aydar, Anelis Assumpção, Suzana Salles, Alzira Espíndola e Zeca Baleiro estão entre as atrações que vão embalar o público no final de semana.

A Virada também terá intensa programação de teatro, dança, intervenções urbanas, circo, cinema e música erudita.

O evento ocupará praças, teatros, unidades do Sesc, equipamentos culturais e outros espaços públicos para levar espetáculos gratuitos numa maratona cultural de primeira qualidade.

O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, destaca “a importância da realização e da ampliação desse tipo de ação cultural no interior paulista”. Para ele, “a cultura funciona numa perspectiva de educação permanente, como gerador de integração social, de respeito à diversidade e como fator de desenvolvimento da cidadania”.Um dos principais objetivos da Virada Cultural Paulista é estimular o intercâmbio entre os artistas das cidades participantes com os de outras regiões do Estado, além de artistas de renome nacional. “Com a ótima experiência do ano passado, resolvemos continuar esse intercâmbio que certamente irá intensificar a circulação de eventos culturais no Estado de São Paulo”, afirma Sturm.

“A Virada Cultural Paulista oferece a oportunidade de acompanhar em 19 cidades do estado uma programação de qualidade, durante 24 horas seguidas. Para os artistas locais é uma troca de experiências importante com artistas de outras regiões. Para o público, um dia e uma noite de cultura e congraçamento”, finaliza João Sayad.

Bossa Nova na Garoa

O encerramento da Virada Cultural Paulista será com a realização de um grande show, no Parque Villa-Lobos, no dia 18 de maio, às 15h. O show será ancorado por uma orquestra de 44 músicos (ArteViva), com regência de Amilson Godoy, diretor musical do evento. Artistas como Toquinho, Roberto Menescal, Os Cariocas, Alaíde Costa, Claudete Soares, Demônios da Garoa, Banda Mantiqueira, Fernanda Porto, Marcia Salomon e Patty Ascher agitarão a festa. O evento é uma homenagem aos 50 anos de Bossa Nossa e ao jornalista Walter Silva, um dos pioneiros na divulgação desse gênero musical, em São Paulo.

Programação

Araçatuba

Araraquara

Assis

Bauru

Campinas

Caraguatatuba

Franca

Indaiatuba

Jundiaí

Marília

Mogi das Cruzes

Presidente Prudente

Ribeirão Preto

São Bernardo do Campo

São José do Rio Preto

São João da Boa Vista

São José dos Campos

Santos

Sorocaba