Virada Cultural Paulista começa hoje em 20 cidades paulistas

Maior iniciativa cultural do interior e litoral começa às 18h deste sábado e vai até às 18h de domingo

sáb, 16/05/2009 - 10h45 | Do Portal do Governo

Criada na gestão Serra quando prefeito de São Paulo e inspirada na edição da capital, a terceira edição da Virada Cultural do interior terá início neste sábado, 16, às 18h, e prossegue até as 18h do domingo, 17. Durante 24 horas, instituições culturais e espaços públicos serão ocupados por diversos espetáculos, todos com entrada franca.

Com investimento de R$ 5,5 milhões do Estado, o evento foi ampliado. Em 2009, participam 20 municípios e mais de 100 novas atrações entram na programação. No total, serão 560 apresentações nos dois dias, para um público estimado de mais de um milhão de pessoas.

“Temos a convicção de que neste ano conseguiremos um público muito maior do que o do ano passado e encheremos as praças, os teatros e as avenidas principais dessas 20 cidades que, junto conosco, se entusiasmam com este programa. Será uma Virada que vai recuperar o centro dessas cidades, como a da capital, e incentivará o convívio urbano”, afirmou o Secretário Estadual da Cultura, João Sayad.

Duas cidades paulistas recebem o evento pela primeira vez: Santa Bárbara d’Oeste e Mogi Guaçu, ambas da região de Campinas. Também participam da Virada Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Sorocaba.

“O que nós estamos fazendo a partir do Governo do Estado é difundir a idéia e dar apoio à multiplicação da Virada Cultural pelo interior”, afirmou José Serra.

A Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em dez cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos.