Vinícius de Moraes é homenageado na TV Cultura

Melhores trechos do MPB Especial de 1973, com Toquinho e Vinícius, vão ao ar nesta quinta-feira (18/10), às 21h, no programa Ensaio

qui, 18/10/2007 - 14h21 | Do Portal do Governo

O nascimento do grande poeta Vinícius de Moraes, que comemoraria seu aniversário no dia 19 de outubro, ganha homenagem na TV Cultura. Os melhores trechos do MPB Especial de 1973, com Toquinho e Vinícius, vão ao ar nesta quinta-feira (18/10), às 21h, no programa Ensaio, comandado por Fernando Faro.

O especial reúne depoimentos de amigos como Tom Jobim, Carlos Lyra e do próprio Toquinho. Carlos Lyra comenta a parceria com Vinicius na comédia musical Pobre Menina Rica; Tom Jobim conta sobre Orfeu da Conceição, peça escrita por Vinicius, e toca a valsa “Eurídice”, também de Vinícius; Baden Powell lembra os afro-sambas que compôs com o homenageado; e Toquinho conta algumas das inúmeras histórias que viveu ao lado do poeta e lembra dos últimos momentos ao lado de Vinicius.

O programa traz ainda Toquinho interpretando Tonga da Mironga do Kabuletê; e Porque será, canções que compôs em parceria com Vinícius. O clássico Pela luz dos olhos seus é interpretado por Vinicius, Tom Jobim e Miúcha. Carlos Lyra canta Minha Namorada. O poeta aparece ainda na canção Samba da Benção, a qual interpreta ao lado de Toquinho e Baden Powell.

Nascido em 1913 no Rio de Janeiro, Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, ou Vinícius de Moraes, foi diplomata, jornalista, poeta e compositor. Poeta essencialmente lírico, o “poetinha”, como ficou conhecido, notabilizou-se pelos seus sonetos. Também conhecido por ser boêmio inveterado, Vinícius era conhecido ainda por ser um grande conquistador. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

Da Secretaria Estadual da Cultura / RTV Cultura

(C.C.)