Villa Ambiental é o primeiro espaço do Programa Criança Ecológica

Agenda Amarela, abordada no Parque Villa-Lobos, trata do aquecimento global

qui, 12/03/2009 - 21h07 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira, 19, o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da secretaria do Meio Ambiente e com apoio da MAPFRE Seguros lança, no Parque Villa-Lobos, o primeiro espaço interativo do Programa Criança Ecológica: o Villa Ambiental. Abordando a agenda de cor amarela, que trata do tema “Aquecimento global e educação para a vida: um alerta para o futuro”, o espaço traz atividades lúdicas e interativas para crianças de 8 a 10 anos das escolas públicas e privadas de todo o Estado.

Sobre o Programa Criança Ecológica

Com uma proposta inovadora de educação ambiental, o Programa Criança Ecológica visa sensibilizar as crianças e despertar nelas atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

Seguindo as agendas ambientais nas cores azul (água), verde (fauna e flora), cinza (poluição) e amarela (aquecimento global e educação para a vida), cinco espaços na capital – Parque Villa Lobos; Parque Ecológico do Guarapiranga; Parque Zoológico; Jardim Botânico e Pomar Urbano – foram escolhidos para colocar as crianças em contato com a natureza e os questionamentos que existem em seu entorno.

Além disso, para atender com mais facilidade as escolas do interior do Estado, 26 Unidades de Conservação disponibilizarão uma programação específica para o Criança Ecológica. Um Parque Ecológico em Campinas, um Bosque Municipal em Ribeirão Preto e a Estação Ciência da USP, na capital, também sediarão atividades do Programa.

Para preparar as crianças antes das visitas, os professores terão acesso a materiais didáticos com conteúdos que tratam a temática de cada agenda. Após a visita, as crianças também receberão um livro intitulado “Criança Ecológica – Sou dessa turma” – e poderão fazer download das atividades e materiais pedagógicos disponíveis no site do Programa. Um CD e um DVD de animação com a turma “Criança Ecológica” estão em fase de produção e vão servir como material de apoio nas escolas.

Apesar da faixa etária limitada, a visitação dos espaços do programa Criança Ecológica será permitida aos finais de semana para o público em geral.

Serviço

Evento: Lançamento do Programa Criança Ecológica e do espaço Villa Ambiental
Data: 19/03/2009
Horário: 11 horas
Local: Parque Villa Lobos – Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Alto de Pinheiros – São Paulo – SP

Da Secretaria do Meio Ambiente