Vila Olímpica Mário Covas sedia Torneio Internacional de Bicicross

Competições começam nesta sexta-feira

qua, 26/07/2006 - 17h11 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez, o Conjunto Desportivo Vila Olímpica Mário Covas vai sediar um evento internacional. Trata-se do Mundial de Bicicross 2006, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a União Ciclística Internacional, a Confederação Brasileira de Ciclismo e as federações Paulista de Ciclismo e de Bicicross.

O Pré-Mundial, realizado no último fim de semana, superou as expectativas da organização e conseguiu reunir cerca de 600 atletas provenientes de 36 países, entre eles Espanha, Equador e Chile. A abertura oficial do evento será nesta quinta-feira, dia 27, às 18 horas, na pista de 450 m² construída pelo Governo de São Paulo, que investiu cerca de R$ 1,9 milhão para a realização do campeonato.

  As competições iniciam-se na sexta-feira. No sábado, a competição será transmitida ao vivo pela ESPN Brasil. No domingo, encerram-se as categorias disputadas e, no final do dia, haverá a cerimônia de troca de bandeiras e entrega para a cidade sede do próximo ano. As sedes do Campeonato dos próximos três anos já foram definidas: em 2007, será no Canadá, em 2008 o Campeonato acontecerá na China, e em 2009, na Austrália.

Vila Olímpica Mário Covas

Em um terreno de 342 mil m², localizado no km 19,5 da rodovia Raposo Tavares, no Jardim Arpoador, foram concluídas, em outubro de 2005, as obras da Vila Olímpica Mário Covas.  O Complexo tem sete quadras poliesportivas, edifício para administração, áreas para tênis-de-mesa, artes marciais e circo, além da pista de bicicross. Atualmente, o local atende, de segunda a sexta-feira, cerca de 350 pessoas. Nos fins de semana e feriados, a Vila Olímpica atende aproximadamente 650 pessoas.  

A Vila Olímpica, embora receba este nome, não se trata de uma “Vila” propriamente dita. É um Centro de Excelência para iniciação e treinamento de esportistas, visando introduzir crianças e jovens no mundo do desporto e que, com a infra-estrutura técnica e social oferecida pelo Estado de São Paulo, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer transforma este empreendimento em único no país.

A estrutura de ocupação da “Vila” conta com a participação efetiva das diversas Federações Esportivas Estaduais e dos técnicos da Secretaria garantindo e possibilitando a eficácia na ocupação e utilização das instalações.

Para participar das atividades que a Vila Olímpica oferece, as pessoas devem comparecer ao prédio da administração no local e preencher uma ficha de inscrição. O telefone para informações da administração é o (11) 3785-4292, das 9 às 12 e das 14 às 17 hs, de segunda a sexta-feira.

Macedo Júnior