Vila Dignidade de Avaré tem posto do Acessa SP

Segunda unidade na cidade oferecerá dois computadores para uso exclusivo dos idosos

qua, 17/02/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Os moradores da Vila Dignidade de Avaré, o primeiro de uma série de conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) exclusivos para idosos de baixa renda, terão um posto do programa Acessa SP. Na quinta-feira, 11, foi feito o descerramento da placa inaugural do posto.

Segunda unidade do programa de inclusão digital do governo paulista no município de Avaré, o novo posto vai funcionar na rua João Manoel Fernandes, s/nº. Com dois computadores que permitirão cerca de 700 acessos gratuitos por mês à internet banda larga, o posto foi instalado no Centro Comunitário da Vila Dignidade, espaço destinado a atividades socioculturais e de lazer para os idosos.

Em Avaré, a população conta há sete anos com o programa. Com cinco computadores, a primeira sala do Acessa SP instalada no município funciona na Rua Minas Gerais, nº 279, Vila Santa Maria. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 horas às 12h30.

A terceira idade e a informática

Versão recente da Ponline, pesquisa realizada anualmente para avaliar o perfil dos usuários do programa Acessa SP, mostra uma evolução na familiaridade do idoso com a informática. Num universo de mais de seis mil entrevistados, apurou-se um aumento de quatro pontos percentuais no número de pessoas com idade acima dos 60 anos que usam a internet exclusivamente em postos do AcessaSP – um salto de 44% para 48%, entre 2007 e 2008.

“Os números da pesquisa comprovam o sucesso do Acessa SP como um programa democrático de inclusão digital. Nossos monitores estão capacitados para atender a quem mais precisa e esclarecer todas as dúvidas dos usuários. A Ponline mostra ainda que a terceira idade se sente mais confortável nos postos do programa, uma vez que 54% dos idosos aprenderam a usar o computador com auxílio dos monitores, muitos deles em cursos de iniciação à informática destinados a este público”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

A Ponline apurou também o que os idosos mais fazem na web. Grande parte dos entrevistados, 79%, utiliza a internet principalmente para se comunicar via e-mail. Mais da metade (67%) lê jornais ou revistas eletrônicos. As redes sociais também são acessadas pela terceira idade – 23% dos participantes da faixa etária disseram que tem um perfil na rede social, sendo que 22% possuem conta no Orkut.

Plano de Expansão

O Acessa SP atinge marca superior a 200 postos entregues desde o início do Plano de Expansão do programa. Entre 2009 e o início deste ano, o Governo paulista celebrou 103 novos convênios com municípios. No primeiro semestre, o Acessa SP vai passar a cobrir quase 85% do Estado. Serão 615 postos instalados em 544 municípios. Atualmente, a cobertura é de 75% – são 547 postos distribuídos em 483 municípios.

Na região de Sorocaba, o programa garante o acesso gratuito à internet banda larga em 71 municípios. São 440 computadores que prestam 94 mil atendimentos por mês. O Plano de Expansão do Acessa aumentou em 35% a cobertura na região. Ainda em 2010, o programa vai atender aos municípios de Fartura e Mairinque.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 43 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastros.

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Outro programa de inclusão digital do governo paulista é o Acessa Escola. Desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, a iniciativa tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Ao todo, são mais de mil salas de informática e 200 mil usuários cadastrados. Juntos, o Acessa Escola e Acessa SP superam a marca de 45 milhões de atendimentos.

Serviço
Acessa SP Avaré – Vila Dignidade
Endereço: João Manoel Fernandes, s/nº
Computadores para usuários: dois
Capacidade de atendimentos por mês: 650

Da Secretaria de Gestão Pública