VídeoSP: Ocimar Peucci contou com a ajuda do Banco do Povo Paulista para abrir seu próprio negócio

Após pesquisar as melhores opções de empréstimo, empresário recorreu ao programa de incentivo para modernizar fábrica de massas artesanais

ter, 15/04/2014 - 11h50 | Do Portal do Governo



A partir de uma receita de massa italiana tradicional, Ocimar Peucci decidiu que poderia se tornar empresário no ramo de alimentos. O apoio da família foi fundamental para iniciar a produção e ver que era viável trabalhar com massas.

A experiência com alimentos começou cedo, aos 12 anos, quando trabalhava com o pai no ramo de aves e sentiu um “despertar de vocação”. “Em um dos cursos que fiz desenvolvi uma massa aromatizada que ficou muito gostosa e teve uma boa aceitação”, contou.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

LEIA TAMBÉM
Saiba como funciona o Banco do Povo Paulista 

Com o retorno positivo, surgiu a necessidade de investir na empresa e adquirir equipamentos. Ocimar fez pesquisas para saber qual era a melhor opção do mercado e foi aí que conheceu o Banco do Povo, que oferece linhas de crédito com menos de 1% de juros. “Uma taxa de juros muito vantajosa em comparação ao mercado”, destacou.

Com o primeiro empréstimo, Ocimar conseguiu transformar a Sal da Terra em uma empresa formal. “Hoje estou com a empresa totalmente formal, com CNPJ, inscrição estadual, enfim, tudo certo”, afirmou. “Eu abracei essa iniciativa do Banco do Povo, e já estou indo para o segundo empréstimo”, completou.

Benefício

Implantando pelo Governo do Estado em 1998, o Banco do Povo Paulista é administrado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com as Prefeituras. O programa tem o objetivo de promover a geração de emprego e renda, por meio da concessão de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos negócios, formais ou informais.

Segundo o último balanço divulgado, em 15 anos de existência, o Banco do Povo realizou 305.530 operações e emprestou um total de R$ 1,08 bilhão emprestados. As novidades mais recentes do programa beneficiam os motofretistas e mutuários da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

A primeira oferece linhas de crédito para motofretistas, que ajudam os profissionais da classe a se adequarem às novas regulamentações do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Já o programa de microcrédito habitacional Casa Paulista Microcrédito/Banco do Povo Paulista pode ser utilizado para reforma, ampliação ou adequação das moradias.

Assista ao vídeo da reportagem.

Do Portal do Governo do Estado