VídeoSP: Bom Prato oferece alimentação em quantidade industrial, mas com dedicação caseira

Além de produtos de primeira linha, profissionais provam que amor é ingrediente essencial no preparo da comida

qua, 25/12/2013 - 11h50 | Do Portal do Governo



Alimentação em quantidade industrial, mas com dedicação caseira. É assim que os funcionários das unidades do Bom Prato trabalham. Além dos milhares de cidadãos que almoçam por R$ 1 todos os dias, a refeição também é servida aos trabalhadores do programa. “Tem que ter amor para fazer a comida”, resume a gerente administrativa do Bom Prato Santo Amaro, Sônia Maria Pakimoto.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

LEIA TAMBÉM
Bom Prato é o maior programa de alimentação popular do Brasil

Quem prepara a refeição tem lá seus segredos. “Leva uma hora para o arroz ficar pronto. O segredo para ficar bem soltinho é a temperatura. Tem que colocar com a água quase fervendo”, conta o cozinheiro João Batista Teles enquanto mexe com a colher na panela para provar que o arroz, de fato, está bem soltinho.

Além do carinho no preparo, os profissionais do Bom Prato também se preocupam com a saúde. “A gente recomenda que todos os dias tenham uma porção de proteína, um carboidrato. A prato principal é a carne, a proteína. O carboidrato vem da guarnição. A gente equilibra”, explica a nutricionista Jeane Jensen dos Santos. “A feijoada aqui é light. Não servimos nada de gordura nem fritura”, conta a gerente Sônia Maria.

O cozinheiro Antônio Tenório dos Santos não disfarça o orgulho ao receber um elogio. “Muitos chegam e perguntam quem é o cozinheiro e vêm me dar os parabéns. Mas não sou eu. É a equipe. Você gostando do que faz e tendo carinho, o resto…”, afirma Antônio, com um sorriso tímido e sincero de quem sente prazer no que faz.

Do Portal do Governo do Estado