Videorreportagem: acompanhe uma das turmas de corte e costura do Via Rápida Emprego

Unidades móveis funcionam como postos itinerantes; além de vestuário, existe capacitação para soldagem, hospitalidade, metrologia, entre outros cursos

ter, 13/08/2013 - 11h46 | Do Portal do Governo



“É como se a gente tivesse quatro, cinco, seis anos, com os amigos, é a mesma coisa assim, é muito bom mesmo”, declara Terezinha Martins da Silva, de 57 anos, aluna do curso de corte e costura do Programa Via Rápida Emprego. Ela e as demais colegas estudam e se divertem de segunda a sexta-feira, por cinco horas diárias, com intervalo de meia hora, em uma das carretas equipadas especialmente para este tipo de curso.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Estas unidades móveis funcionam como postos itinerantes e cada uma oferece uma modalidade. Além de vestuário, existe também capacitação para soldagem, hospitalidade e metrologia, por exemplo. Cada turma tem até 20 alunos e após participação nas aulas com carga horária de 80 a 100 horas, os estudantes saem aptos para ingressar no mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM
Via Rápida forma mais 356 alunos 

“Tudo é possível. Elas podem fazer, podem revender, e podem ensinar. Elas podem abrir uma confecção em casa mesmo e utilizar todas as técnicas que elas aprendem aqui”, disse a professora da turma, Carla Regina Sizino Pereira. Os locais e as capacitações oferecidas são definidos de acordo com as necessidades regionais identificadas com base nas informações do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, e também, pelos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelas demandas municipais.

A outra estudante, Maria Madalena Cândido Lucena, de 54 anos, tem a mesma vontade que as outras: que o curso não acabe. “Aqui eu estou gostando de tudo. Fiz a bolsa e amei, fiz a saia, amei, estou fazendo essa bermuda e estou amando mais ainda, tudo aqui é bacana! Estou muito feliz fazendo o curso, queria que demorasse um pouco mais, mas não dá, infelizmente!”, declarou Maria Madalena.

Os estudantes recebem material didático e um subsídio de transporte para frequentar as aulas no valor de R$ 120. No caso de pessoas sem trabalho que estejam sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também é de direito uma bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

Do Portal do Governo do Estado