Vídeo retrata expansão da canal no Paranapanema

Documentário de Prudente aborda as conseqüências da atividade

ter, 26/02/2008 - 21h10 | Do Portal do Governo

Será lançado no próximo mês o vídeodocumentário Cana no Pontal?. Dirigido pelo geógrafo Antonio Thomaz Júnior, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), câmpus de Presidente Prudente, o DVD é parte da coleção A Realidade do Trabalho no Brasil, produzida pelo Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT), do Departamento de Geografia da FCT, e pelo Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical “Florestan Fernandes” (CEMOSi).

Com 25 minuto, o documentário aborda as conseqüências sócioeconômicas da expansão da agroindústria canavieira no Pontal do Paranapanema, região Oeste do Estado, entre elas a degradação ambiental e a fragilização dos movimentos sociais envolvidos na luta pela reforma agrária.

O trabalho, que levou quatro meses para ser produzido, foi possível com recursos originados da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do convênio da Reitoria com o Santander.

O DVD será distribuído em escolas de Ensino Médio da região de Presidente Prudente, sindicatos e órgãos governamentais interessados. “Os roteiros dos documentários e videoclipes que compõem a coleção são baseados em pesquisas produzidas no âmbito do CEGeT”, destaca Thomaz Júnior.

O próximo produto terá como tema os trabalhadores na entressafra da cana-de-açúcar. “Pretendemos tornar público as condições penosas e precárias de vida e de trabalho em que são envolvidos os trabalhadores, aliás, numa das atividades mais lucrativas e bem-sucedidas do agronegócio”.

CEGeT — Credenciado junto ao diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Centro desenvolve estudos sobre diferentes assuntos dentro da temática do trabalho. Com dez anos de atividade, atualmente possui 25 pesquisadores em níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado. Em sua trajetória já formou 15 mestres, seis doutores, publicou cinco livros e produz a Revista Pegada, com tiragem semestral.

CEMOSi – Também ligado ao Departamento de Geografia da FCT, o Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical “Florestan Fernandes” foi fundado em novembro de 1997 para promover atividades de caráter cultural e científico, como exposição e debates. “Essa iniciativa visa colocar à disposição da sociedade o acervo relativo às ações sindical-operárias e de outros movimentos sociais no Brasil”, assinala Thoamz Júnior.

Da Unesp