Vídeo no You Tube estimula interesse pela ciência

Produção é baseada em livro de professora do Instituto de Física

seg, 29/12/2008 - 9h51 | Do Portal do Governo

O discreto charme das partículas elementares, livro de autoria da professora de Física Teórica da Unesp, Maria Cristina B. Abdalla virou filme, foi parar no You Tube e no site da TV Cultura. A produção conta com a participação de Marcelo Tas e é dirigida pelo premiado diretor Ricardo Elias, de De Passagem e Os 12 trabalhos.

Assim como o livro, a película busca aproximar a física àqueles que não têm muita familiaridade com ela. O resultado pode ser interessante tanto para jovens vestibulandos, que precisam conhecer o assunto, como para o público em geral, que quer saber mais sobre as partículas elementares.

No filme, Rafael (Giovanni Delgado) e sua amiga Marina (Sheyla Coelho), estimulados por uma cientista e pelo professor de física, embarcam em uma aventura repleta de inovadores elementos gráficos e desvendam todos os mistérios que rondam a existência das “pequeninas”. A obra possui uma linguagem dinâmica e inovadora e faz referências a importantes ícones do mundo pop, como a série Star Wars.

A irreverência de Marcelo Tas, que interpreta um apresentador ao melhor estilo “chapeleiro maluco”, dá um tom ainda mais excêntrico ao programa, mostrando que a física também pode ser divertida. A criação do Universo e as modernas tecnologias são assuntos destacados na produção, que provam a essencialidade das Partículas Elementares.

Para completar, o vídeo do sucesso Rap do LHC, do cantor Rincón Sapiência, explica para o telespectador como funciona o Colisor de Partículas LHC. Clique aqui para assistir ao Rap, que já teve mais de 3 mil visitas.

Da Unesp