Vida saudável: veja 8 dicas para incluir atividade física na sua rotina

Realização dos exercícios precisa ser diária: com pelo menos 30 minutos por dia você já melhora a sua qualidade de vida

seg, 20/04/2015 - 14h42 | Do Portal do Governo

Para conquistar e manter um estilo de vida saudável, é preciso mudar hábitos. A Secretaria da Educação preparou dicas que vão mudar a sua rotina para melhor. Acompanhe:

1. Evite escadas rolantes e elevadores: encontrar tempo e espaço para praticar atividade física no mundo contemporâneo não é uma tarefa fácil. Evitar os elevadores e as escadas rolantes para subir e descer entre os andares é uma boa maneira de mexer o corpo.

2. Caminhe em vez de ir de carro: curtas e médias distâncias podem ser percorridas a pé. A caminhada é uma forma saudável e econômica de fazer exercícios. Se for possível, deixe o carro na garagem e, para quem utiliza o transporte coletivo, a dica é descer um ponto antes do local de destino.

3. Alongue-se: passar muito tempo sentado, na sala de aula ou em frente à TV, pode acarretar sensação de desconforto e até dores musculares. Por isso, alongue o corpo, estique as pernas e se possível faça caminhadas curtas entre os intervalos de aulas, após longo período no computador, jogos eletrônicos ou televisão. O alongamento ajuda na respiração, na circulação e alivia as articulações do corpo.

4. Brinque à moda antiga: a atividade física não precisa ser monótona. Ao contrário, pode ser um momento descontraído e auxiliar na socialização entre colegas. Uma ótima oportunidade para mexer o corpo são os jogos coletivos, em equipe, e as brincadeiras à moda antiga, como pega-pega, queimada e barra-manteiga.

5. Agite em família: brincar em família, fazer caminhadas com os avós, jogar bola com os irmãos ou com os pais beneficiam todo núcleo familiar, promovem a interação e ainda protegem todos os familiares dos males do sedentarismo.

6. Hidrate-se: todas as atividades diárias requerem hidratação para o perfeito e harmônico funcionamento do corpo. A água garante a disposição e protege a saúde na hora do exercício. Por isso não esqueça de sempre ingerir líquidos.

7. Relaxe após agitar: descansar, respirar fundo e recuperar o ritmo dos batimentos cardíacos após atividades físicas, em especial as intensas, é fundamental para o corpo não ficar estressado e estar sempre pronto para mais exercícios. Uma ótima forma de relaxar é deitar com as pernas e os braços afastados, fechar os olhos e respirar fundo.

8. Reflita sobre os benefícios da atividade física. A realização dos exercícios precisa ser diária. Ao menos 30 minutos por dia já auxiliam para a melhor qualidade de vida.

Da Secretaria da Educação e Portal do Governo do Estado