Vida em cortiços é tema de exposição fotográfica na CPTM

Com 36 imagens, a mostra irá revelar a arquitetura dos cortiços de São Paulo, especialmente dos bairros da Mooca e da Sé

sex, 30/07/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante (Amador Bueno-Júlio Prestes) da CPTM, será palco da exposição fotográfica “Redesenhando Espaços de (Sobre)vivência”, a partir desta sexta-feira, 30. Com 36 imagens, a mostra irá revelar a arquitetura dos cortiços da cidade de São Paulo, especialmente dos bairros da Mooca e da Sé. As fotos ficam na estação até 31 de agosto, por meio de uma parceria entre a CPTM e a Secretaria Municipal de Habitação.

De acordo com Fabio Knoll, fotógrafo do ensaio, sua pesquisa de campo mostrou o “caos da sobrevivência”. “As pessoas tentam se acomodar em lugares extremamente limitados. Certa vez, vi mais de 20 famílias dividindo uma casa, que estava em condições alarmantes de umidade”, descreve o artista, que é também geógrafo. A curadoria da exposição é da fotógrafa inglesa radicada no Brasil, Maureen Bisilliat.

Além de fotos inéditas, o evento conta com material retirado do livro “Cortiços – A Experiência de São Paulo”, produzido pela Secretaria Municipal de Habitação. A obra é composta por imagens de Knoll, do arquivo do Museu da Cidade de São Paulo, e do Departamento de Patrimônio Histórico.

A publicação ainda traz a legislação vigente para as habitações coletivas e os conceitos e resultados do Programa de Cortiços da Prefeitura de São Paulo, implementado em 2005, em parceria com a Companhia Habitacional e de Desenvolvimento Urbano (CDHU).

Serviço
Exposição “Redesenhando Espaços de (Sobre)vivência”
Estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante, dentro da área paga
Período: 30 de julho até 31 de agosto
Gratuita para usuários (ou R$ 2,65 – preço do bilhete de trem)

Da CPTM