Vicinal em Parisi vai melhorar escoamento da produção agrícola

Alckmin inaugura escola e entrega reforma da Casa do Trabalhador Rural no município

sáb, 03/03/2001 - 14h52 | Do Portal do Governo

Alckmin inaugura escola e entrega reforma da Casa do Trabalhador Rural no município

Os sete quilômetros de pavimentação da estrada vicinal Isidoro Parisi entregue pelo governador em exercício, Geraldo Alckmin, neste sábado, dia 3, no município de Parisi, vão ajudar muito os agricultores no escoamento da produção agrícola da cidade. Nas obras da estrada, que liga Parisi à Divisa de Pedranópolis, foram investidos R$ 753 mil. Após percorrer de carro todo o trecho pavimentado, Alckmin disse que a obra foi muito bem feita e que está bem sinalizada. “A estrada vai trazer não só mais conforto aos usuários como estímulo aos moradores e trabalhadores da zona rural”, observou.
O citricultor José Luís Aziani, que produz de 15 a 20 mil caixas de laranja e limão por ano, disse estar contente com a estrada pois antes os agricultores sofriam muito com o barro. “Nós mesmo tínhamos de tentar tapar os buracos e muita fruta era perdida”, comentou. Ele lembrou que a obra vai ajudar também no transporte dos alunos da área rural. O secretário dos Transportes, Michael Zeitlin, destacou que essa vicinal é um símbolo porque liga os pequenos municípios às grandes estradas, “e é assim que a produção agrícola é escoada”. A meta do Governo do Estado é construir mil quilômetros de vicinais por ano.
O prefeito Ivani Gonçalves dos Santos (PFL) agradeceu muito os investimentos do Estado elogiando Alckmin e o governador licenciado Mário Covas. “Se não tiver pessoas desse baluarte, a cidade não cresce”. Parisi tem apenas dois mil habitantes e foi emancipada há oito anos. Atendendo a pedidos do prefeito, Alckmin disse que vai pedir estudos para o recapeamento da SP-341, que liga Parisi a Votuporanga, e para a construção de um Centro Comunitário.
Alckmin salientou que o Governo Covas olha para todas as cidades, grandes ou pequenas, como Parisi, e que as obras são feitas se respeitando o dinheiro do povo. Ele também disse que a maior homenagem, a maior torcida e a maior demonstração de fé para com o governador licenciado é trabalhar para que se cumpra o seu Programa de Governo, “e é isso o que estamos fazendo hoje”.
Ao entregar a reforma de ampliação da Casa do Trabalhador Rural, o governador em exercício informou que no município existe convênio na área da agricultura para o repasse de verba que serve para a contratação de agrônomos e veterinários, que auxiliam os produtores locais. Segundo Alckmin, a verba deste ano para essa finalidade é de R$ 9 milhões para os municípios conveniados.

Ensino Fundamental

Em Parisi, Alckmin também inaugurou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irene Zaneti Fonseca que tem quatro salas de aula e capacidade para atender 216 alunos de 1ª a 4ª séries, distribuídos em dois períodos. Ele informou que a construção da unidade foi feita por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura.
Desde 1995 já foram concluídas oito escolas na região da Diretoria de Ensino de Votuporanga, entre construções e ampliações, totalizando 31 salas de aula e 3.255 novas vagas. Mais duas unidades estão em execução, que vão gerar outras 945 vagas.
Na gestão Covas, entre janeiro de 1995 e janeiro de 2001, foram construídas 419 escolas e 216 estão em obras. No mesmo período foram feitas 1.132 ampliações, 1.007 delas já concluídas e 125 em execução. Já foram criadas 722 mil vagas e outras 372 mil estão sendo criadas.
Ainda hoje, Alckmin entrega obras rodoviárias nos municípios de Nhandeara e Ibirá; sorteia casas na cidade de Valentim Gentil; e participa da posse da diretoria da Associação dos Municípios Araraquarenses (AMA), no município de Cedral.