Vicente do Rego Monteiro e Modernistas estreiam mostra no Palácio de Campos do Jordão

Exposição apresenta obras do Modernismo Brasileiro pertencentes ao Acervo dos Palácios do Governo

qua, 13/04/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Uma das mais importantes coleções de Arte Moderna Brasileira será exibida de 16 de abril a 26 de junho, no Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do governador de São Paulo, em Campos do Jordão.

Em Um Torneio Plástico – Modernistas e Vicente do Rego Monteiro, o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil, apresenta obras de John Graz, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Antonio Gomide, Lasar Segall, Sérgio Milliet, Ismael Nery, Bruno Giorgi, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Ernesto de Fiori, Flávio de Carvalho, Aldo Bonadei, Paulo Rossi Ozir e Fulvio Pennacchi. Ao todo, são 31 telas e esculturas.

A exposição faz uma homenagem especial a um dos modernistas que pontuaram a história da arte brasileira: o pernambucano Vicente do Rego Monteiro, de quem o Acervo dos Palácios possui quatro óleos sobre tela – “Maternidade Indígena” (1924), “Nu com Bola Vermelha” (1927), “Natureza Morta” (1969) e “O Tênis” (1928). As quatro peças estarão na mostra do Palácio Boa Vista.

Para Ana Cristina Carvalho, curadora do Acervo dos Palácios, as obras do artista revelam algumas das questões abordadas pela estética modernista, “como a integração de culturas, o debate entre as vivências do ateliê europeu e a realidade dos temas brasileiros, a discussão entre o arcaico e o moderno, os materiais da terra, as temáticas religiosas e a figura feminina, reunindo obras geometrizadas e depuradas pelo Cubismo”.

A co-curadora da exposição, Elza Ajzenberg, professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenadora do Centro Mario Schenberg, ao se referir ao artista homenageado, ressalta uma de suas grandes contribuições para o desenvolvimento da arte no Brasil: “Tomar o primitivo brasileiro como recurso inovador e como meio de expressar arte não propriamente local, mas universal. É um pioneiro”.

O acervo artístico do Palácio Boa Vista abriga, principalmente, a produção de artistas plásticos nacionais, com grande destaque para os modernistas brasileiros. Inaugurada em 1964, foi em 1969 que a residência oficial de inverno do governador de São Paulo passou a contar também com esse acervo – que inclui ainda mobiliário artístico português e brasileiro dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Serviço
Um Torneio Plástico – Modernistas e Vicente do Rego Monteiro
Onde:
Palácio Boa Vista (Av. Adhemar de Barros, 3.001, Campos do Jordão-SP)
Quando: De 4ª feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Entrada: R$ 5,00. Maiores de 60 anos e estudantes com carteirinha pagam meia-entrada. Entrada franca para alunos de escolas públicas e de entidades assistenciais (com autorização prévia) e para crianças de até 10 ano
Agendamento e informações: Pabx (12) 3668-9700 e (12) 3662-1122

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo