Vice-governador recebe ministra do Comércio Exterior da França

Encontro foi realizado no Palácio dos Bandeirantes

qui, 01/02/2007 - 16h52 | Do Portal do Governo

O vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes, a ministra do Comércio Exterior da França, Chistine Legarde. Na pauta do encontro, a relação comercial entre São Paulo e a França.

Dados da Secretaria de Desenvolvimento, revelam que o país europeu é o 7º em investimentos anunciados para São Paulo, com cerca de US$ 200 milhões. Somente em 2006, o Estado exportou para aquele país US$ 539 milhões; um crescimento de 22,5% em relação a 2005. Entre os principais produtos exportados estão aeronaves, máquinas, caldeiras, papel e materiais elétricos.

Para o vice-governador, o encontro foi uma oportunidade para intensificar o comércio bilateral entre franceses e paulistas. Goldman observou que a Secretaria de Desenvolvimento – pasta chefiada por ele – mantém acordos firmados com regiões da França. “Existem entendimentos para que possamos formalizar acordos com novas regiões francesas”, explicou.

Segundo ele, o objetivo é criar condições para que empresas francesas se estabeleçam em território paulista. “Precisamos de investimentos, capitais que são fundamentais para gerar produção, riqueza e emprego no Estado de São Paulo”, completou.

Já a ministra do Comércio Exterior Chistine Legarde, informou que durante o encontro foram discutidos assuntos como o fornecimento de tecnologia francesa para o transporte de São Paulo. “Nossa pretensão é aprofundar a cooperação, uma vez que disponibilizamos de toda tecnologia de inovação com métodos pouco explorados”, frisou.

Outro tema discutido foi a contribuição do Estado de São Paulo ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Cleber Mata