Vice-governador recebe comitiva da Mongólia Interior

Encontro discutiu futuros acordos de cooperação na área de agricultura

qui, 29/10/2009 - 17h39 | Do Portal do Governo

O vice-governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, se reuniu com uma comitiva da Mongólia Interior, composta por dez pessoas, nesta quinta-feira, 29, no Palácio dos Bandeirantes na capital paulista. O principal interlocutor chinês foi Zhang Li, Assessor Sênior do Governo da Mongólia Interior, que é uma região autônoma da China. O encontro serviu para debater acordos de cooperação na área da agricultura e pecuária entre os dois países. O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, também participou da conversa.

No encontro, os chineses demonstraram interesse em conhecer as criações de gado bovino e de ovelhas no Estado de São Paulo – rebanhos que são importantes fontes de renda da região. O vice-governador afirmou que São Paulo está à disposição para a troca de conhecimentos, não só na área da agropecuária, mas também em outros setores. “Apesar de ocupar uma parcela pequena do território do Brasil, São Paulo é responsável por 33% do PIB [Produto Interno Bruto] do País”, afirmou Goldman.

O secretário João Sampaio enfatizou a importância da cana-de-açúcar para o Estado de São Paulo. “Usamos a cana para produzir etanol e energia elétrica, a partir do bagaço”, afirmou. Sampaio ressaltou ainda uma parceria com a Mongólia para o envio de tecnologia na área de sementes, que já está em vigor.

Depois da visita à capital paulista, a comitiva da Mongólia vai conhecer uma fazenda de gado nelore na cidade de Paulínia. Na sequência, será levada para Nova Odessa, onde fica o Instituto de Zootecnia, órgão da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios). Nesta etapa, os chineses vão conhecer técnicas de criação de ovelhas. Completa a viagem da comitiva as visitas ao Rio de Janeiro, Manaus, Foz do Iguaçu e à Argentina.

A comitiva chinesa é formada por Zhang Li, Assessor Sênior do Governo da Mongólia; Sun Rongmao, Cônsul Geral da China; Guilherme Ho, Diretor Administrativo da H-Buster; Han Shihua, Vice Secretário Geral do Governo da Mongólia; Qiau Mu, Vice Diretor Geral da Comissão de Desenvolvimento e Reforma; Liu Yingzhi, Vice Presidente da Academia de Agricultura e Ciência Animal; Bu Ren, Vice Diretor Geral do Departamento de Agricultura e Pecuária; Tian Zhanbiao, Diretor do Repartamento de Relações Exteriores; Gao Xuefeng, Presidente do Departamento de Reprodução Animal; e Zhao Dang, Vice-Cônsul Geral da China.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo