Vice-governador de Tokushima visita sede do Governo paulista

Encontro faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil

ter, 10/06/2008 - 15h12 | Do Portal do Governo

O vice-governador da província japonesa de Tokushima, Koichiro Satomi, foi recebido no Palácio dos Bandeirantes pelo assessor especial para assuntos internacionais e coordenador das ações do Estado em comemoração ao centenário da imigração japonesa ao Brasil, José Roberto de Andrade Filho e pelo coordenador de projetos da Secretaria Estadual da Educação, Hiroyuki Hino, no dia 26 de maio.

O objetivo da visita, que integra as comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil, foi o fortalecimento dos vínculos de fraternidade entre São Paulo e a província japonesa, existentes desde 1984.

Situada na parte oriental da ilha de Shikoku, a província é conhecida pelo festival de dança Awa Odori, realizado durante feriado de Obon, no mês de agosto, em pleno verão japonês, quando o país reverencia a memória dos mortos.

O festival chega a atrair cerca de 1 milhão de visitantes todos os anos. A tradicional dança, que é uma evolução do bon-odori, teve origem no período Edo (1596-1868), e hoje é uma das artes regionais mais populares do país.

Crianças, jovens e idosos compõe os grupos de apresentação, chamados de “Ren”, que são separados em blocos, cada qual com seus trajes e acessórios.

Cíntia Cury