Vice-governador conversa sobre parceria com instituição de Israel

O presidente do KKL discutiu com Alberto Goldman sobre desenvolvimento sustentável

seg, 23/11/2009 - 17h55 | Do Portal do Governo

O vice-governador Alberto Goldman, recebeu na tarde desta segunda, 23, o presidente do Keren Kayemet LeIsrael (KKL), Efi Stenzler. O KKL é uma instituição israelense focada na utilização do meio ambiente de forma sustentável, com ações voltadas para a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias agrícolas. Durante o encontro, no Palácio dos Bandeirantes, eles discutiram sobre a possibilidade de projetos e parcerias entre a KKL e o governo paulista.

“A conversa serviu para uma troca de idéias sobre sustentabilidade. Eles são uma organização muito conceituada em todo o mundo, têm consigo um amplo conhecimento tecnológico, e queremos trocar informações. Embora sejamos um Estado muito diferente deles, precisamos aumentar nossa produtividade agrícola, principalmente para suprir o consumo interno de São Paulo”, disse o vice-governador.

Goldman também falou sobre sua intenção de fazer uma visita a Israel em 2010. O vice-governador pretende ir acompanhado de uma comitiva de técnicos das secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente para conhecer as realizações da KKL no país.

“O KKL pode ajudar as pessoas de São Paulo no conhecimento, conscientização e investigação de meios sustentáveis e ficaríamos muito gratos em receber também conhecimentos do Estado”, afirmou o presidente da KKL, Efi Stenzler.

Para o representante da instituição no Brasil, Arieh Edelheit, o encontro entre o vice-governador e Stenzler foi muito positivo para ambos os lados. “Israel tem um grande problema que é a falta de chuvas, de água. Lá nós fazemos desenvolvimento sustentável em condições muito piores, então podemos ajudar o Brasil nesse sentido. São Paulo é um estado abençoado, apesar de nós sermos a Terra Prometida”, brinca.

Em Israel, o Keren Kayemet LeIsrael se dedica à transformação de pântanos e desertos em campos férteis, florestas e comunidades rurais e urbanas. Alguns exemplos de tecnologias desenvolvidas pela instituição são o combate a pragas sem o uso de produtos químicos nas lavouras e o aprimoramento dos sistemas de irrigação por gotejamento.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo