Vice-diretor da Poli explica mudanças no vestibular para engenharia

Alunos que prestarem engenharia para 2008 poderão escolher mais cedo a especialidade que desejam cursar

qua, 20/06/2007 - 9h04 | Do Portal do Governo

O sistema de ingresso na Escola Politécnica (Poli) da USP vai ser mudado já na próxima edição da Fuvest. Os alunos que prestarem engenharia para 2008 poderão escolher mais cedo a especialidade que desejam cursar.

As três vertentes da engenharia mais procuradas pelos alunos – produção, mecatrônica e computação – poderão ser colocadas como opção já no ato da inscrição da Fuvest. Os demais cursos continuarão sendo divididos em grandes áreas e, ao final do primeiro ano, o aluno poderá decidir qual deles deseja cursar. Atualmente, o aluno que presta Fuvest opta pela carreira “engenharia”, e a decisão da área se faz ao longo do curso.

Outra mudança exclui a nota do vestibular como critério para o ranqueamento dos alunos da unidade – processo necessário para a escolha dos cursos. Com a modificação, apenas as notas do primeiro ano serão levadas em conta na hora de decidir quem consegue os cursos desejados. O vice diretor da Poli, José Roberto Cardoso, explica que considerar as notas da Fuvest na média pode prejudicar os alunos que vieram de escolas públicas, que em geral, não têm notas tão competitivas quanto os alunos que vieram de escolas mais fortes. “A medida vai de encontro a uma política do Inclusp [programa de inclusão social da Pró-Reitoria de Graduação], pois no primeiro ano este aluno já vai estar em igualdade de competição”, garante.

Pelo atual sistema, em vigor desde 1999, os alunos escolhem no final do primeiro ano uma das chamadas grandes áreas da engenharia, e somente no final do segundo ano optam pelo curso que desejam. O modelo acabava causando frustração em alguns alunos, que não conseguiam a modalidade que queriam.

“Produção, Mecatrônica e Computação sempre foram mais concorridas e por isso decidimos garantir que o aluno possa escolher esses cursos já na inscrição do vestibular”, diz Cardoso. “A Escola Politécnica está se atualizando. Estamos fazendo uma reflexão sobre o futuro da engenharia e com base nisso tomamos essas decisões”. Ele conta também que a maioria dos alunos já entra na Poli sabendo a modalidade que quer fazer e, por isso, faz mais sentido possibilitar que a escolha seja feita mais cedo.

É importante ressaltar que a grade curricular da Poli não será alterada, apenas o método de escolha dos cursos. As disciplinas continuarão as mesmas, o primeiro ano será comum a todos e as salas serão separadas em ordem alfabética, o que possibilita uma integração entre os alunos.

A nota de corte da Fuvest também não será alterada, já que o aluno continuará escolhendo a carreira engenharia e, dentro dela, poderá escolher em ordem de preferência até quatro opções de curso. A nota de corte é única para qualquer uma dessas opções.

Com as mudanças, que estão sendo elaboradas a cerca de três anos e são fruto de pesquisas com os alunos da Poli e do ensino médio, serão sete opções oferecidas pela Poli no ato da inscrição no vestibular:

–Engenharia de Produção.

–Engenharia Mecatrônica.

–Engenharia de Computação; Engenharia Elétrica com ênfase em Computação.

–Engenharia Elétrica, com as ênfases Automação e Controle; Energia e Automação; Telecomunicações; Sistemas Eletrônicos.

–Engenharia Mecânica; Engenharia Naval.

–Engenharia Civil; Engenharia Ambiental.

–Engenharia Química; Engenharia Metalúrgica; Engenharia de Materiais; Engenharia de Minas; Engenharia de Petróleo. Julia Zanolli

Da USP Online

(R.A.)