Vias Marginais serão monitoradas por câmeras da PM

Instalação dos equipamentos está prevista para o primeiro semestre de 2012

qui, 05/01/2012 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar vai instalar câmeras de videomonitoramento nas marginais Tietê e Pinheiros. A decisão foi anunciada na última quarta, 4, pelo comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, após solenidade comemorativa dos 101 anos da Academia do Barro Branco, na Zona Norte da capital. Serão instaladas 20 câmeras nas duas marginais, por onde passam, diariamente, 530 mil veículos, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Trânsito).

A implantação do monitoramento por câmeras tem o objetivo de coibir a prática de crimes contra o patrimônio e a utilização das marginais para fuga de bandidos. “A marginal é um grande meio de fuga, então a gente vai acabar prevenindo. Muitos crimes que aconteceram fora da marginal, acabamos pegando o infrator da lei na própria marginal”, comentou o coronel.

Combate aos roubos

A implantação de câmeras ajudará no combate não apenas do roubo, mas também de outros crimes, como o latrocínio. O secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, destacou a importância da medida para reforçar o policiamento e combater o crime contra o patrimônio. Camilo ressaltou a importância da colaboração da população para que a polícia atue melhor no combate ao crime, “As pessoas devem comunicar à polícia se virem algo suspeito e os policiais têm que se antecipar”, disse.

As câmeras devem ser instaladas ainda no primeiro semestre de 2012. Atualmente, a PM monitora 54 pontos nas duas marginais, com patrulhas constantes feitas pelo Comando de Policiamento de Trânsito. Depois da implantação do novo modelo de policiamento, houve redução dos crimes patrimoniais nas marginais.

Monitoramento descentralizado

O sistema de videomonitoramento por câmeras das marginais tem características pioneiras. É o primeiro com monitoramento descentralizado. As imagens serão acompanhadas tanto por policiais da Companhia do Cptran que patrulha as marginais, como pelo COPOM (Centro de Operações da PM), que funciona no CPC (Comando de Policiamento da Capital), na Luz.

O local exato em que cada câmera será colocada ainda é estudado pela área técnica da Polícia Militar, para que não existam pontos das marginais fora do alcance das câmeras. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), pela marginal Tietê passam cerca de 350 mil veículos por dia e na marginal Pinheiros 180 mil.

Raio-X criminal

Há três anos a Polícia Militar implantou um sistema de monitoramento por câmeras na capital. Hoje, 264 câmeras gravam e transmitem ao vivo imagens de bairros com elevados índices de criminalidade, como o Jardim Elisa Maria, na Zona Norte, locais centrais de grande afluxo de pessoas, como a Praça da Sé e a avenida Paulista, e ruas próximas a estádios.

As câmeras têm movimento e mostram imagens num raio de 360 graus. Funcionam em qualquer poste de iluminação. Se necessário, podem ser transferidas para outras localidades. As imagens de suspeitos são comparadas às existentes no Fotocrim, banco de dados criminais da PM.

Outra novidade é que em 2012 os policiais passarão a contar com um raio-X da criminalidade de cada localidade patrulhada. Assim, enquanto se desloca para um bairro, o policial receberá, por tablet, as ocorrências e informações criminais num raio de até 100 metros da localidade, nas últimas 24 horas. O novo sistema informatizado já está sendo implantado no Copom e vai otimizar o trabalho da PM.

Mais reforço

Extremamente satisfeito com os investimentos feitos pelo Governo do Estado na Polícia Militar, o comandante geral relacionou, entre as conquistas deste ano, a formatura de 6.100 novos policiais militares, que vão reforçar o patrulhamento em todas as regiões do estado. O Governo adquiriu e entregou à PM 2.100 novas viaturas, informou Camilo.

No ano que vem, além das novas câmeras, a PM duplicará o número de bases comunitárias de segurança. Ainda no começo do ano, deve receber 250 novas bases móveis de policiamento comunitário, das quais 68 serão destinadas à capital.

Da Secretaria da Segurança Pública