Viaje pelas palavras no Museu da Língua Portuguesa

Espaço conta história da língua portuguesa com instalações fixas e exposições temporárias

sex, 22/05/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Você pode aproveitar a Semana Nacional dos Museus para conhecer neste final de semana o Museu da Língua Portuguesa. Inaugurado em março de 2006, o espaço da Secretaria da Cultura e gerido pela Poiesis – Associação dos Amigos da Casa das Rosas, da Língua e da Literatura – foi criado no centenário prédio da Estação de Luz, no centro de São Paulo.

Com aproximadamente 4 mil metros quadrados, o Museu da Língua Portuguesa apresenta ao público a história, a importância e as variações da língua Portuguesa. Além disso, oferece cursos e eventos para professores, estudiosos e público geral. Depois de três anos desde sua inauguração, o museu recebeu mais de 1,6 milhão de pessoas.

No local, o visitante vivencia uma série de experiências sensoriais e interativas com a Língua, por meio de recursos audiovisuais e tecnológicos de última geração. Árvore de Palavras, mantra de Arnaldo Antunes, planetário com áudio de literatura e chão luminoso com textos são alguns dos cartões de visita.

Além das instalações fixas, o espaço recebe diversas exposições. Um dos destaques em cartaz é a “Palavras sem fronteiras – Mídias Convergentes”. A mostra, que vai até 14 de junho, apresenta palavras que transitam por diferentes idiomas sem perder seus significados originais. Dividida em quatro módulos, utiliza o conceito de mídias convergentes, ou seja, a união de imagem, palavra, som e tecnologia digital.

O material foi recolhido durante dois anos em jornais de 15 países, de oito línguas, que refletem 46 idiomas e acabam por integrar uma espécie de “vocabulário sem fronteiras”.

Outro destaque é a exposição “O Francês no Brasil em todos os sentidos”, que faz parte do calendário do Ano da França no Brasil, e é a primeira mostra binacional do museu. A realização é do governo do Estado de São Paulo e do governo da França, pelo Consulado Geral da França em São Paulo.

Ao entrar no primeiro andar do Museu, dedicado às exposições temporárias, o visitante se depara com uma seção de ‘viadutos’ metálicos suportando vias iluminadas por leds em que palavras francesas presentes em nosso vocabulário trafegam em todos os sentidos. Assim como os viadutos, outros itens e cenários urbanos dão o tom da cenografia da mostra.

Outra seção da mostra dedica-se ao balé. Uma bailarina fotografada no alto de um prédio, com São Paulo ao fundo, mostra a execução de cada um dos movimentos. Mais à frente, placas dançantes mostram que as Festas Juninas, maior celebração popular brasileira ao lado do Carnaval, também têm influência francesa.

Serviço

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
São Paulo – SP
www.museudalinguaportuguesa.org.br
Bilheteria: de terça a domingo, das 10 às 17hs
Museu: de terça a domingo, das 10 às 18hs (não abre às segundas-feiras)
Ingresso: R$ 4,00. Aos sábados a visitação ao Museu é gratuita.