Viaje com segurança: Estado de SP tem 19 das 20 melhores rodovias do país

As dez melhores rodovias do ranking de 2015 passam pelo Estado de São Paulo e apresentam 99,1% dos trechos avaliados como ótimos ou bons

dom, 08/11/2015 - 10h53 | Do Portal do Governo

As melhores rodovias do país estão localizadas no Estado de São Paulo. Das 20 primeiras selecionadas no ranking divulgado em 2015, pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), 19 integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

As melhores classificadas no ranking das últimas dez edições das pesquisas CNT são rodovias sob concessão. No levantamento realizado, todas passam pelo Estado de São Paulo e uma por Minas Gerais. As dez melhores rodovias do ranking de 2015 que passam pelo Estado de São Paulo apresentam 99,1% dos trechos avaliados como ótimos ou bons.

A Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) foi avaliada como a melhor do país pelo quarto ano consecutivo. Na segunda colocação do ranking está a SP-225 (Rodovia Paulo Nilo Romano/ Comandante João Ribeiro de Barros), no trecho entre Bauru e Itirapina e em terceiro lugar a Rodovia Ayrton Senna (SP-70), na ligação entre São Paulo e Taubaté.

Ainda de acordo com o levantamento, 78,3% de toda a malha concedida avaliada teve o estado geral classificado como ótimo ou bom.

O levantamento mostra ainda que 83,6% das rodovias concedidas paulistas são consideradas ótimas e boas, de todos os Estados, São Paulo é o que tem o maior percentual. O índice é bem acima da média nacional, com 34,1%.

Outro dado importante apontado na pesquisa é que as vias com ótima qualidade de pavimentação, como é o caso das paulistas, melhoram o rendimento do veículo e poupam combustível, lubrificantes e freios.

A 19ª edição da pesquisa CNT avaliou mais de 100 mil quilômetros de estradas em todo o país. No Estado de São Paulo, o levantamento foi feito em 9.650 quilômetros, abrangendo rodovias concedidas e públicas, estaduais e federais. Foram levados em conta aspectos do pavimento, sinalização e geometria da via.

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