Viajantes devem tomar vacina contra o sarampo

Países da Europa, Ásia e Oceania ainda apresentam transmissão endêmica da doença

qua, 15/09/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Apesar de não haver transmissão endêmica do sarampo nas Américas, neste ano diversos países apresentaram casos importados da doença, inclusive o Brasil. Por isso, a Secretaria da Saúde faz alerta para que os viajantes que vão ao exterior mantenham a carteira vacinal atualizada.

Países da Europa, África, Ásia e Oceania ainda apresentam circulação do vírus. O sarampo se mantém como a principal causa de morte por doença imunoprevenível. Em todo mundo a estimativa é que ocorram anualmente cerca de 10 milhões de casos, com 164 mil óbitos.

A transmissão endêmica do vírus do sarampo foi interrompida no Brasil em 2000. Em 2010, de janeiro a 31 de agosto, foram confirmado cinco caso no país, após um período de quatro anos de ausência da doença no país. Esses casos foram todos em pessoas não vacinadas.

“Recomendamos a todos os paulistas que forem viajar ao exterior, mesmo para países onde não há a circulação do vírus, que procurem um posto de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. É importante tomar a vacina contra o sarampo preferencialmente 15 dias antes do embarque”, explica a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria, Ana Freitas Ribeiro.

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral e imuniza a pessoa também contra caxumba e a rubéola.

Da Secretaria da Saúde