Viajantes da Copa América precisam tomar vacina contra febre amarela até amanhã

Venezuela é área de risco de transmissão da doença; a vacina deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem

qui, 14/06/2007 - 16h38 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde está recomendando que os paulistas que vão à Venezuela assistir a Copa América de futebol (a ser iniciada em 26 de junho) tomem vacina contra febre amarela. A dose deve ser tomada com, no mínimo, 10 dias de antecedência da viagem, para garantir imunidade à doença. Ou seja, o último dia de vacinação para garantir a imunidade deve acontecer amanhã, sexta-feira, 15 de junho.

A vacinação é importante porque a Venezuela é considerada área de risco de transmissão da doença. Além disso, é necessária para evitar transtornos no momento da entrada no país, já que o governo venezuelano exige a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação (CIV) dos viajantes procedentes do Brasil. A vacina contra a febre amarela está disponível nos postos de saúde. Basta o viajante procurar o posto mais próximo a sua residência e se vacinar.

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte em uma semana, se não for tratada rapidamente. Após a picada do mosquito infectado, a doença demora de três a seis dias para se manifestar. Os sintomas mais comuns são: febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.

“É importante a prevenção. A vacinação é a forma mais segura e eficaz de evitar a febre amarela”, afirma Helena Sato, coordenadora de Imunização da Secretaria.

A lista dos postos de vacinação contra a febre amarela pode ser conferida no site do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual – http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/posto_fad1.htm

Da Secretaria da Saúde