Viagem-teste do Expresso Turístico relembra época áurea dos trens

Viajaram cerca de 140 pessoas entre diretores da CPTM, funcionários autoridades e convidados

qua, 10/12/2008 - 10h12 | Do Portal do Governo

Na sexta-feira, 5, a CPTM realizou novo teste com o Expresso Turístico. Composto por dois vagões de passageiros cedidos pela Associação Brasileira de Preservação ferroviária (ABPF) e uma locomotiva da própria CPTM, o trem cruzou os 60 km entre as estações Luz e Jundiaí, em pouco mais de 1 hora e meia. A bordo estavam cerca de 140 pessoas entre diretores da CPTM, funcionários autoridades e convidados.

A viagem teve inicio às 9 horas, na Estação de Santo André, da Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), onde o presidente Sérgio Avelleda recepcionou o prefeito João Avamileno, a subprefeita de Vila de Paranapiacaba, Vanessa Figueiredo, e a convidada especial Francisca de Cavalcante de Araujo, representante dos moradores da Vila, entre outros convidados.

Avelleda ressaltou a importância do evento e o empenho do prefeito de Santo André para a volta do trem a Paranapiacaba. “Este é o início de um novo serviço prestado pela CPTM, que somente se viabilizou graças ao esforço conjunto de várias instituições e órgãos da administração pública. Vamos retomar o serviço de trem ao alto da Serra. A Vila de Paranapiacaba existe em função da ferrovia e não pode ficar sem o serviço de trens, seja para atender à população que ali reside, seja para atender à fenomenal aptidão turística daquele lugar. Paranapiacaba é um dos sítios turísticos mais importantes próximos da cidade de São Paulo e o trem vai ajudar desenvolvê-lo ainda mais. Vamos também a Jundiaí retomar um importante trecho que é o Circuito das Frutas. Com isso, damos um passo fundamental para revitalizar a ferrovia”.

Em tom nostálgico, o prefeito de Santo André, João Avamileno, falou dos tempos em que viajava de trem ao interior do Estado. De Santo André, o Expresso Turístico levou cerca de 20 minutos até a Estação da Luz, onde outras autoridades e convidados o aguardavam. Entre os presentes estavam o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e o secretário-adjunto, João Paulo de Jesus Lopes.

A composição chegou a Jundiaí por volta das 12 horas e foi recepcionada por autoridades e representantes das dez cidades que fazem parte do Circuito das Frutas, moradores, usuários e jornalistas, ao som de um grupo de músicos regionais.

O secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, citou os investimentos do atual governo na expansão dos transportes metropolitanos. “Estamos fazendo hoje uma viagem-teste com o nosso Expresso Turístico, parte importante do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, do governo do estado de São Paulo, que envolve um orçamento de 20 bilhões de reais, o maior investimento feito nesse setor. Até 2010, os trens da CPTM que hoje transportam diariamente 5,3 milhões de passageiros, passarão a transportar 7,5 milhões, melhorando substancialmente o transporte na região metropolitana de São Paulo”, explicou João Paulo.

“Este passeio permitirá aos usuários desfrutarem do Circuito das Frutas e de outros pontos de interesse de um dos maiores patrimônios naturais do Estado: a Serra do Japi. Outro roteiro que em breve será implantado, ligará a estação da Luz à Vila de Paranapiacaba, marco importante na história ferroviária do país e candidata a patrimônio cultural da Humanidade”, completou.

Segundo o secretário-adjunto, outra etapa prevista na implantação do Expresso Turístico é uma parada na estação de Perus, onde está sendo recuperada a histórica ferrovia Perus – Pirapora, que percorre o interior do Parque Anhangüera. O novo serviço é um dos objetivos do protocolo que foi assinado, em novembro, com a Secretaria de Esportes Lazer e Turismo e que prevê a implantação do museu aberto da ferrovia, no bairro da Mooca, cujos estudos de viabilidade foram determinados pelo governador José Serra, através do Decreto 53.068 de junho deste ano. “O objetivo é estabelecer na região um empreendimento voltado para a preservação e divulgação do patrimônio histórico cultural ferroviário do Estado de São Paulo”, afirmou.

Por volta das 15 horas, o Expresso Turístico retornou à capital, desembarcando os passageiros na estação Barra Funda.

Da CPTM