Viagem sensorial permite conhecer a biodiversidade brasileira

Cinco vagões estilizados foram construídos especialmente para a exposição

qua, 11/02/2009 - 10h26 | Do Portal do Governo

A Estação Ciência inaugura nesta quarta-feira, 11, a exposição Estação Natureza, que levará ao público paulistano informações sobre as belezas naturais do Brasil. Cinco vagões estilizados, construídos especialmente para a exposição (distribuídos em aproximadamente 100 metros de trilhos, em área total de 240 metros quadrados) convidam o visitante a uma viagem pelo bioma brasileiro, conhecendo particularidades da Amazônia, pantanal mato-grossense, entre outros.

Os vagões são equipados com sofisticados recursos de som, imagem, aromas e temperaturas. Ao visitar a instalação, o público terá a oportunidade de explorar os sentidos ao observar aspectos da biodiversidade, por meio de atividades interativas, simulações, imagens sonoras, modelos cenotécnicos de animais e plantas, além de painéis fotográficos educativos, numa viagem quase real à biodiversidade do País.

“A exposição objetiva sensibilizar as pessoas para temas da nossa natureza, permitir que conheçam as belezas de seu País”, informa a diretora da Estação Ciência, Roseli de Deus Lopes. Ela explica que, embora a Estação Ciência receba visitantes de outros Estados brasileiros, muitas crianças que frequentam o local nunca saíram da cidade de São Paulo e, portanto, têm pouco contato com a natureza. “É uma exposição permanente, mas que passará por aprimoramento contínuo”, completa.

Interação – Esta é a terceira Estação Natureza criada pela Fundação O Boticário. O projeto começou na cidade de Curitiba (PR) e foi repetido, em 2006, com a inauguração da Estação Natureza Pantanal, em Corumbá (MS).

Em São Paulo, o projeto foi concebido pela Fundação e supervisionado pela Estação Ciência, que cuidou de todos os detalhes para que a instalação mantenha-se adequada aos padrões do museu.

A Estação Ciência da USP é um centro de ciências interativo que realiza, desde 1987, exposições e atividades nas áreas de astronomia, meteorologia, física, geologia, biologia, história, informática, tecnologia, matemática, humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o intuito de popularizar a ciência e promover a educação científica de maneira prazerosa. Para receber os visitantes, o centro conta com equipe de estagiários (estudantes universitários da própria USP) que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições. O local recebe anualmente público estimado em 400 mil pessoas, entre grupos de estudantes e visitantes em geral.

Roseane Barreiros – Da Agência Imprensa Oficial