Viagem Literária promove encontro de escritores e público

Programa da Secretaria de Estado da Cultura leva, de junho a novembro, mais de 275 atividades a bibliotecas de todo o Estado

sáb, 20/06/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Estimular o prazer da leitura, formar novos leitores e aproximar grandes nomes da literatura, e jovens talentos, do público. Estes são alguns dos objetivos do programa Viagem Literária da Secretaria da Cultura. A segunda edição do projeto, que começou no dia 10 de junho e se estende até novembro, leva 275 atividades ligadas à literatura a 55 cidades do Estado de São Paulo. O programa contempla municípios de todos os tamanhos, de 3 mil a 200 mil habitantes. Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Os encontros acontecem nas bibliotecas públicas dos municípios participantes. Escritores vão até as cidades para realizar bate-papos com os leitores. “O Viagem Literária busca estimular o prazer pela leitura, colocando o público em contato muito próximo aos autores, em sua cidade, na sua biblioteca”, diz o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, André Sturm. Entre os nomes de destaque desta segunda edição estão: Milton Hatoum, Ronaldo Bressane, Carola Saavedra, Beatriz Bracher, Adélia Prado, Menalton Braff, entre outros.

Além dos bate-papos, as bibliotecas recebem também contação de histórias e oficinas de criação literária. De junho a novembro, cada biblioteca receberá uma atração mensal.

Todas essas atividades são organizadas em módulos temáticos. O primeiro, no mês de junho, tem como tema: Leituras Escolhidas, no qual autores de diferentes gerações são convidados a falar sobre um livro que tenha marcado sua formação como leitor e escritor. O livro escolhido estará à disposição do público na biblioteca, integrando o kit de livros novos doados pela Secretaria da Cultura neste ano. A ideia é, também, divulgar o acervo da biblioteca e atrair o público.

Os módulos temáticos seguintes são:

Agosto – Contação de Histórias
Setembro – Bate-papo com o Escritor: literatura infanto-juvenil
Outubro – Bate-papo com o Escritor: literatura para todos
Novembro – Oficina de Criação Literária

Confira a programação completa no www.cultura.sp.gov.br.

As cidades participantes em 2009 são: Adolfo, Alumínio, Americana, Américo Brasiliense, Anhumas, Apiaí, Arujá, Batatais, Botucatu, Buritama, Buritizal, Campos do Jordão, Cerqueira César, Cerquilho, Cruz das Posses (distrito de Sertãozinho), Cubatão, Dobrada, Eldorado, Fartura, Ferraz de Vasconcelos, Gavião Peixoto, Getulina, Guapiaçú, Guaratinguetá, Ibiúna, Ilha Comprida, Ilha Solteira, Ilhabela, Itanhaém, Itapeva, Jaboticabal, Jaguariúna, Jardinópolis, Junqueirópolis, Leme, Macatuba, Miguelópolis, Osvaldo Cruz, Palmital, Pederneiras, Penápolis, Pindamonhangaba, Presidente Venceslau, Rancharia, Ribeirão Corrente, Santa Cruz do Rio Pardo, São Caetano do Sul, São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos), São Pedro, São Roque, Taguaí, Tanabi, Valinhos, Valparaíso e Viradouro.

Histórico do programa

Lançado em 2008, o Viagem Literária levou consagrados escritores brasileiros a bibliotecas de 40 cidades paulistas. Ao longo de quatro meses – agosto a novembro, as bibliotecas receberam 160 atrações. Em agosto o foco foi o público infantil, em setembro a programação dedicou-se ao bate-papo com escritores consagrados como Mário Prata, Zuenir Ventura, Marcelino Freire e Ignácio de Loyola Brandão. Em outubro, foi a vez dos cronistas falarem sobre a arte escrever a partir dos assuntos do cotidiano e, em novembro, o público foi convidado a participar de oficinas de criação literária.