Viagem Literária promove encontro de escritores e público em 72 cidades do Estado

Programa da Secretaria da Cultura levará até novembro mais de 350 atividades a bibliotecas de todo o Estado

dom, 30/05/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Começa nesta segunda-feira, 31, a terceira edição do programa Viagem Literária, que promove uma verdadeira turnê de escritores renomados e jovens talentos pelo Estado. Realizado pela Secretaria da Cultura desde 2008, o programa tem o objetivo de estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar a biblioteca pública de cada município, por meio do contato direto entre os escritores e o público. O poeta maranhense Ferreira Gullar abrirá a edição deste ano, com uma palestra na biblioteca municipal de Monteiro Lobato.

O programa seguirá até novembro, promovendo 355 atividades a 72 cidades participantes. Entre os nomes de destaque estão Moacyr Scliar, Cristovão Tezza, Mario Prata, Ignácio de Loyola Brandão, Lauro César Muniz, Alice Ruiz e Zuenir Ventura.

O Viagem Literária tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura ao promover o contato entre escritores e as populações que vivem distantes dos grandes centros urbanos. Estes, no entanto, não ficam de fora: o programa contempla cidades de todos os tamanhos, de três mil a um milhão de habitantes. Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

“O incentivo à leitura é uma das grandes preocupações do Governo de São Paulo na área da cultura, e as ações vão desde a criação de uma biblioteca-modelo até a divulgação de novas obras literárias pelo Prêmio São Paulo de Literatura’. Promover o contato direto de autores com o público das cidades do Estado tem o mesmo objetivo, e esta terceira edição comprova que o programa deu certo”, diz o secretário, Andrea Matarazzo.

De junho a novembro, cada biblioteca receberá uma atração mensal ligada à literatura, segundo módulos temáticos. O primeiro, ao longo do mês de junho, chama-se Literatura para Todos. Nele, a idéia é que autores que se dedicam aos mais variados gêneros literários conversem com o público sobre a sua obra. Há desde autores dedicados à poesia, como Ferreira Gullar, até a teledramaturgia de Lauro César Muniz, autor consagrado de novelas e séries de TV.

Nos próximos módulos, haverá espaço para contação de histórias, literatura infanto-juvenil e o módulo “Leituras Escolhidas”, em que autores falam de suas obras prediletas. Veja como será a divisão por temas:

Junho – Bate-papo com o Escritor: Literatura para Todos
Agosto – Contação de Histórias
Setembro – Bate-papo com o Escritor: Literatura Infanto-juvenil
Outubro – Bate-papo com o Escritor: Leituras Escolhidas
Novembro – Oficina de Criação Literária

As cidades participantes em 2010 são Aguaí, Águas de Lindóia, Alumínio, Américo Brasiliense, Anhumas, Apiaí, Arujá, Batatais, Botucatu, Buritama, Buritizal, Caiabu, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cananéia, Cerqueira César, Cruz das Posses (distrito de Sertãozinho), Cubatão, Descalvado, Diadema, Dobrada, Eldorado, Fartura, Floreal, Getulina, Guapiaçú, Guaratinguetá, Ilha Comprida, Itanhaém, Itapeva, Itapuí, Jaboticabal, Jardinópolis, Leme, Lençóis Paulista, Macatuba, Mococa, Monte Mor, Monteiro Lobato, Neves Paulista, Novo Horizonte, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Palmital, Pederneiras, Penápolis, Piedade, Pindamonhangaba, Pindorama, Pontal, Pratânia, Presidente Venceslau, Promissão, Rancharia, Ribeirão Corrente, São Bento do Sapucaí, São Caetano do Sul, São Francisco Xavier (distrito de São Francisco Xavier), São Pedro, São Roque, Sumaré, Suzano, Taciba, Taguaí, Tanabi, Tapiratiba, Três Fronteiras, Valinhos, Vargem Grande do Sul, Vargem Grande Paulista, Várzea Paulista e Viradouro.

Histórico

Lançado em 2008, o Viagem Literária levou consagrados escritores brasileiros a bibliotecas de 40 cidades paulistas. Ao longo de quatro meses – agosto a novembro -, as bibliotecas receberam 160 atrações, com programações destinadas a um módulo diferente a cada mês.

Em agosto o foco foi o público infantil, em setembro a programação dedicou-se ao bate-papo com escritores consagrados como Ruy Castro, Marçal Aquino, Marcelino Freire, Ignácio de Loyola Brandão entre outros. Em outubro, foi a vez dos cronistas falarem sobre a arte de fazer crônicas a partir dos mais variados temas e assuntos do cotidiano. Em novembro, o público foi convidado a participar de oficinas de criação literária, para produzir contos e poemas, aprimorando seu talento e a sua relação com o texto literário.

Em 2009, em sua segunda edição, o Viagem promoveu 275 atividades em 55 cidades, nos meses de junho (módulo “Leituras Escolhidas”), agosto (“Contação de Histórias”), setembro (“Literatura Infanto-Juvenil”), outubro (“Literatura para Todos”) e novembro (“Oficina de Criação Literária”). Entre os autores participantes estiveram Milton Hatoum, Ronaldo Bressane, Carola Saavedra, Beatriz Bracher, Adélia Prado e Menalton Braff.

Da Secretaria da Cultura