Viagem Literária promove 144 atividades gratuitas em 72 bibliotecas do Estado em agosto

Teatro do Espelho, João Acaiabe, Chico dos Bonecos, As meninas do Conto e Tininha Calazans estão entre as atrações do mês

sex, 30/07/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

Após pausa em julho, têm início no dia 2 de agosto, nas cidades de Leme, Batatais e Pontal, as atividades do segundo semestre do Viagem Literária, programa do Governo de São Paulo, em parceria com bibliotecas públicas de 72 cidades do Estado. As atrações vão até novembro.

Durante o mês de agosto, o tema é Contação de Histórias, com a participação de As Meninas do Conto, Chico dos Bonecos, Cia. Ópera na Mala, Cia. Conto em Cantos, Grupo Salada Mista, João Acaiabe, Lídia Engelberg, Madalena Monteiro, Ney Piacentini e Paulo Gandolfi, Núcleo Caboclinhas, Patrícia Rocha, Roberto Rocha Pombo, Teatro do Espelho e Tininha Calazans. Ao todo, serão duas apresentações por cidade, todas gratuitas, totalizando 144 atividades.

“A proposta do Viagem é estimular o prazer à leitura, fazendo com que o público se identifique com o escritor, e comece a frequentar mais as bibliotecas das cidades. Para esse ano aguardamos um público de mais de 20 mil pessoas”, afirma o Secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

O Viagem literária

Lançado em 2008, o programa levou escritores brasileiros a bibliotecas de 40 cidades paulistas. Ao longo de quatro meses – agosto a novembro -, as cidades receberam 160 atrações, com programações diferentes a cada mês. Escritores consagrados como Ruy Castro, Marçal Aquino, Marcelino Freire, Ignácio de Loyola Brandão entre outros participaram da primeira edição do programa.

Em 2009, em sua segunda edição, o Viagem promoveu 275 atividades em 55 cidades. Entre os autores participantes estiveram Milton Hatoum, Ronaldo Bressane, Carola Saavedra, Beatriz Bracher, Adélia Prado e Menalton Braff. Em 2010, bibliotecas de 72 cidades receberão, de junho a novembro, 360 atividades.

Confira a programação completa no site: www.cultura.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura