Via Rápida auxilia na capacitação e formação de profissionais

Programa é voltado para especialização de pessoas que estão procurando emprego, bem como as que desejam abrir o próprio negócio

seg, 09/04/2018 - 21h04 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Em seu sétimo ano de existência, o Via Rápida já atendeu mais de 250 mil pessoas em São Paulo

Com o objetivo de preparar e capacitar a população que está em busca de um emprego, o programa Via Rápida oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a iniciativa também auxilia que essas pessoas abram o próprio negócio.

O público-alvo do programa é formado por maiores de 16 anos, alfabetizados e que residam no Estado de São Paulo. Por meio dele, o Governo aumenta a competitividade da economia paulista mediante a formação profissional dos trabalhadores, bem como contribui para o desenvolvimento local e regional.

Os cursos são voltados para o desenvolvimento das capacidades de comunicação, elaboração crítica, raciocínio lógico, resolução de problemas e organização do próprio trabalho. Eles são fundamentais para que as chances de conseguir uma oportunidade no mercado sejam aumentadas, visando a elevação de renda e reduzindo os níveis de desemprego e subemprego.

Como participar

Os candidatos interessados em participar do programa devem preencher um cadastro no site do Via Rápida, selecionar as opções de curso de interesse e aguardar a convocação. Caso seja selecionado, será notificado por e-mail e correspondência enviados ao endereço.

É dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.