Via Rápida oferece capacitação a trabalhadores rurais e cortadores de cana

Cursos estão alinhados ao mercado de trabalho local, que busca modernização

sex, 08/03/2013 - 17h31 | Do Portal do Governo

Um grupo de funcionários da Usina Alta Paulista, localizada em Junqueirópolis, na região de Presidente Prudente, viveu um dia especial nessa sexta, 8. Eles foram certificados pelo Centro Paula Souza, por meio do programa Via Rápida Emprego.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A ação, que integra uma parceria inédita entre a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e uma única empresa da região, possibilitou a 284 trabalhadores rurais e cortadores de cana aprender uma nova atividade profissional. Dentre os cursos estão operador de máquina agrícola, mecânica de usinagem básica e produção de álcool e açúcar, dentre outros, todos alinhados com as demandas locais, especialmente aqueles ligados à substituição do corte manual da cana.

LEIA TAMBÉM
Mais de 80 mil pessoas já receberam qualificação pelo Via Rápida Emprego 

O fim dessa prática, assim como a erradicação da queima da palha da cana-de-açúcar e a adoção de novos mecanismos de colheita estão previstos no Decreto Federal n. 2.661, de 1998, e devem ocorrer até 2018. No Estado de São Paulo, a previsão é que isso aconteça até o final de 2014.

Do Portal do Governo do Estado