Via Rápida Expresso traz cara nova a hospitais paulistas

Reeducandos em regime semiaberto aplicam na rede pública hospitalar o que aprendem nos cursos de pintura do programa

seg, 17/10/2016 - 13h20 | Do Portal do Governo

Hospitais de São Paulo e interior do Estado estão de cara nova graças a uma iniciativa do Governo do Estado em que 421 reeducandos, que estão em regime semiaberto, foram selecionados para participar de cursos de pintura do programa Via Rápida Expresso. Eles aplicam em órgãos públicos como escolas, hospitais e parques, o que aprendem nas aulas práticas.

Nesta segunda-feira (17), o governador Geraldo Alckmin esteve no Hospital Pérola Byington, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, centro de São Paulo, para presenciar a pintura do hospital pelos reeducandos. “É um trabalho bonito, pelo qual a gente vê o capricho dos nossos reeducandos, que aprendem uma profissão e prestam serviço à população, melhoram os prédios e equipamentos públicos para servir a nossa população”, comentou o governador.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria de Estado da Saúde.

Além do Hospital Pérola Byington, será repintado, na capital, o CRSM e Maternidade Leonor Mendes de Barros. No interior, as unidades do Hospital Psiquiátrico Santa Tereza, em Ribeirão Preto; do Complexo Hospitalar do Juquery, em Franco da Rocha; do Hospital Estadual de Mirandópolis e do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, também serão reformadas.

Alckmin destacou o alcance do programa, que se estende ainda para as escolas e parques públicos. “Nós já fizemos pinturas e pequenos reparos em 42 escolas do Estado de São Paulo, 71 unidades prisionais, sete escolas técnicas, 18 unidades de reintegração das SAPs, uma unidade do SAMU, e agora já estamos com mais quatro hospitais em abras de pinturas e pequenos reparos”, disse.

O Via Rápida
O programa Via Rápida é um programa do Governo do Estado que tem por objetivo oferecer cursos de pequena duração na área de qualificação profissional. Podem participar do programa maiores de 16 anos, de preferência que estejam desempregados. Veja aqui como se inscrever.

Em 2015, o programa Via Rápida passou por uma reformulação e foi desmembrado em: Expresso Econômico, Emprego (unidades móveis) e Via Rápida 18, que será desenvolvido em 2017.

O Via Rápida Expresso, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, é uma modalidade do programa, aplicado a reeducandos em regime de semiliberdade e internos em regime semiaberto da Fundação Casa para cursos de qualificação profissional de curta duração em construção civil. O Via Expresso atende ainda trabalhadores desempregados.

Do Portal do Governo do Estado