Via Rápida Emprego tem cursos gratuitos de qualificação

Objetivo é capacitar a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio

qua, 13/04/2016 - 19h21 | Do Portal do Governo

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem o objetivo de capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

São oferecidos mais de 150 modalidades de cursos com duração de até três meses, nas áreas de construção civil, comércio, serviços, indústria e transporte, dependendo do tipo de ocupação. Cada município recebe cursos específicos de acordo com sua vocação e demandas regionais.

Quem pode participar
Voltado para pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residem no Estado de São Paulo, o programa prioriza candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.

O Via Rápida atende cidadãos que estão em busca de qualificação profissional, públicos específicos tais como pessoas com deficiência, beneficiários do programa estadual de transferência de renda (Renda Cidadã), famílias dos programas habitacionais da CDHU, reeducandos em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.

Como funciona
Em média, os cursos têm um mês de duração, com carga horária de até 100 horas e aulas nos períodos de manhã, tarde e noite. Cada classe recebe 20 alunos por turno, de segunda a sexta-feira. Ao final, o participante ganha um certificado de participação assinado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e Centro Paula Souza.

Como se cadastrar
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida Emprego. Para se inscrever, clique aqui.

Como o cadastro é feito exclusivamente on-line, quem não possui acesso à internet pode procurar os postos do Acessa São Paulo para se cadastrar. Nos minicursos do Acessa SP também é possível aprender dicas de como fazer um bom currículo e se preparar para uma entrevista de emprego.

Acesse o mapa de cursos.

Do Portal do Governo do Estado