Via Rápida Emprego oferece cursos de capacitação profissional em Piracicaba

Cursos devem começar em marçoe serão ministrados executados por profissionais do SENAC, SENAT e SENAI

qua, 15/02/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

Moradores de Piracicaba já podem se inscrever para os cursos do Via Rápida Emprego, programa do Governo do Estado que oferece qualificação profissional gratuita para cidadãos que buscam aprimorar as habilidades profissionais e melhorar as chances de inserção no mercado de trabalho. No município, estão disponíveis quatro opções de cursos: Agente de Turismo (60); Cuidador de Idosos (60); Rotinas financeiras (60) e Logística Básica (60). As aulas, com início previsto para o início de março, serão ministradas por profissionais do SENAC e do SENAT.

Na região administrativa de Piracicaba, outros três municípios também oferecem cursos. Em Paulínia, estão disponíveis 30 vagas para capacitação profissional em Logística Básica. Em Campo Limpo Paulista, as opções são: “Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico” e “Hidráulica e Pneumática”, com 16 vagas cada. Já os moradores Campinas poderão se inscrever para “Cuidador de idosos”, 30 vagas, e “rotinas financeiras”, 30 vagas.

Os cursos nesses municípios estão previstos para o início em março. Com duração de 80 a 100 horas, eles executados por profissionais do SENAC, SENAT e SENAI.

As inscrições já estão disponíveis e devem ser realizadas somente pelo site. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e ter em mãos RG e CPF.

Os interessados também podem procurar os postos do Acessa São Paulo, da Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de SP, que disponibiliza profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro.

Durante o curso, os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210.
A seleção dos candidatos será feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, órgão responsável pelo programa, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem está desempregado ou é arrimo de família.

Sobre o programa

Lançado em 14 de julho de 2011, o Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – SDECT, que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em 2011, o programa disponibilizou 33 mil vagas em mais de 400 municípios. Para este ano, a meta é atender mais 125 mil cidadãos. Desse total, 7.300 já estão disponíveis para mais 40 municípios e serão executadas até abril. São 3.068 vagas na capital, 896 na Grande São Paulo e outras 3.336 no litoral e interior. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia