Via Rápida Emprego oferece cursos de capacitação gratuitos

Cursos com duração de 30 a 90 dias são oportunidade de qualificação profissional

qua, 13/06/2012 - 13h30 | Do Portal do Governo

Oferecer qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do Via Rápida Emprego, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que disponibiliza cursos gratuitos em diversos segmentos para adultos e jovens a partir de 16 anos.

Voltado principalmente a jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário, o programa visa capacitar a população que está em busca de oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. 

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade para candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, mais baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e com maiores encargos familiares.

São mais de 130 modalidades de cursos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Via Rápida, onde também está disponível a lista completa dos cursos. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos mais de 638 postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou nas unidades do Poupatempo. 

Do Portal do Governo do Estado