Via Rápida Emprego capacita mais de 190 trabalhadores em Marília

Programa estadual é destinado a quem mora no Estado de São Paulo, é alfabetizado e tem mais de 16 anos de idade

seg, 06/06/2016 - 11h38 | Do Portal do Governo

O programa de capacitação profissional Via Rápida Emprego, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou na última quarta-feira (1), em Marília, a formatura dos alunos que concluíram a Maratona da Qualificação.

A cerimônia contou com a participação de mais de 500 pessoas, e de diversas autoridades, entre elas do prefeito Vinicius Camarinha, do secretário Municipal de Assistência Social, Helio Benetti, e do coordenador da iniciativa, Marco Antônio da Silva, que representou o vice-governador e secretário da SDECTI, Márcio França.

“O objetivo é aproximar a educação do cidadão, capacitar um número maior de trabalhadores, ampliar a efetividade social e dessa forma contribuir para o desenvolvimento e geração de emprego e renda”, disse Marcos Antônio da Silva.

O município de Marília recebeu as unidades móveis de Panificação e Açougue, Hospitalidade II, Confecção Industrial III e Imagem Pessoal. As aulas aplicadas entre os meses de abril e maio envolveram conhecimentos específicos e foram ministradas por profissionais do Centro Paula Souza. Os 192 concluintes ganharam novas profissões ou se especializaram em cursos de panificação e açougue, manicure e pedicuro, hospitalidade, corte e costura, assistente de cabeleireiro e maquiagem. 

Como participar
As inscrições para os cursos do Via Rápida Emprego devem ser realizadas exclusivamente pelo site do programa. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. O nível de escolaridade e idade varia de curso para curso. Quem não possui acesso à internet, pode procurar os postos do Acessa São Paulo, programa da Secretaria Estadual de Governo, que conta com profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro. A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Desempregados ou mulheres arrimo de família têm prioridade.  

Sobre o programa
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. O programa já atendeu mais de 220 mil pessoas, em 645 municípios. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.

Do Portal do Governo do Estado