VI Festival de Gastronomia Orgânica acontece em São Paulo

Estado de São Paulo é o quarto maior produtor de orgânicos do Brasil

dom, 18/10/2015 - 15h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin visitou neste domingo (18), o VI Festival de Gastronomia Orgânica, no Parque da Água Branca, na Capital. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) apresentou as principais tecnologias e inovações de segurança alimentar.

Durante o evento, aconteceram oficinas de cozinha de alimentação saudável e de hortas caseiras de ervas frescas, na qual profissionais ensinaram técnicas para incentivar a utilização de temperos naturais, além de atividades desenvolvidas para o cultivo agroecológico, em especial o orgânico, como a linha de crédito do Fundo de expansão do Agronegócio Paulista (Feap) para a conversão do cultivo convencional para o orgânico.

“Temos aqui alimentação sem agrotóxico, sem produtos químicos, industriais ou artificiais. O alimento é o melhor remédio e a alimentação de qualidade ainda proporciona uma alternativa econômica para o país e pequenos agricultores. Vejo com muito entusiamo essa feira maravilhosa no Parque da Água Branca e como cresce essa filosofia de vida mais próxima da natureza”, disse Alckmin. 

Também houve exposição de sementes orgânicas, desenvolvidas pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e da fazenda de orgânicos, da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta), ambas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Apoio
Considerado um grande centro consumidor, o Estado de São Paulo é também o quarto maior produtor de orgânicos do Brasil. A Secretaria de Agricultura vem ofertando apoio irrestrito aos produtores de alimentos orgânicos, assim como faz com os da agricultura convencional. A Secretaria da Agricultura é favorável à alimentação de qualidade, produzida com sustentabilidade e com incremento na renda do produtor rural, utiliza da pesquisa, da assistência técnica e da extensão rural para capacitar seu corpo técnico e apoiar os produtores rurais que trabalham com orgânicos. Promove Dias de Campo, Semanas da Agricultura Orgânica, a edição de publicações específicas sobre o tema, bem como financiamentos e seguro rural.

As Unidades de Produção também tiveram um aumento significativo. Passaram de 10.064 em janeiro de 2014 para 13.323 em janeiro deste ano, ou seja, um acréscimo de 32%. A área total de produção orgânica no Brasil já chega a quase 750 mil hectares, sendo o Sudeste a região com maior área produtiva, chegando a 333 mil hectares. Em seguida, estão as regiões Norte (158 mil hectares), Nordeste (118,4 mil hectares), Centro-Oeste (101,8 mil hectares) e Sul, (37,6 mil hectares). 

Feira de Orgânicos
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Codeagro, realiza a feira de produtos orgânicos ao lado do Metrô Jabaquara, em São Paulo, todas as sextas-feiras, das 15h às 20h, com entrada gratuita. O objetivo é que a feira sirva de embrião para que outras, nos mesmos moldes, sejam realizadas em diversas regiões do Estado para fomentar o setor de produtos orgânicos e oferecer mais opções de alimentação saudável.

Do Portal do Governo do Estado