Vestibular: Universidades públicas de SP divulgam calendário de 2007

Calendário unificado evita a coincidência de data

qua, 23/08/2006 - 21h23 | Do Portal do Governo

USP, Unesp, Unicamp, UFSCar, Unifesp, ITA, divulgaram simultaneamente o calendário para o Vestibular 2007. Em reunião realizada no mês de março, as instituições estabeleceram, conjuntamente, a programação dos exames. O calendário unificado evita a coincidência de datas e permite aos candidatos a participação em vários processos seletivos.

Calendário das universidades públicas estaduais

USP

Desde o dia 7, está à venda o Manual do Candidato. A Fuvest, que organiza o exame, seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), Academia de Polícia Militar do Barro Branco e Santa Casa de Misericórdia. Os interessados têm até o dia 13 de setembro para pagar a taxa de inscrição em agências bancárias. No dia 17 de novembro, a Fuvest divulgará os locais de exame da primeira fase, a ser realizada no dia 26 de novembro. Em 15 de dezembro, os vestibulandos conhecerão a lista de convocados para a segunda fase e os locais de exames. As provas da segunda etapa serão aplicadas entre os dias 7 e 11 de janeiro. As de aptidão e habilidades específicas, exigidas para alguns cursos, de 9 a 12 de janeiro.

Os aprovados na primeira chamada (a lista será divulgada no dia 7 de fevereiro) devem efetuar a matrículas nos dias 12 e 13 de fevereiro.

Unesp

As inscrições ao Vestibular Unesp 2007 começam no dia 18 de setembro e terminam no dia 6 de outubro. As provas ocorrem nos dias 17, 18 e 19 de dezembro. Serão, respectivamente, de conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e língua portuguesa. Considerado um dos melhores e mais concorridos do País, o Vestibular Unesp 2006 recebeu 93.947 inscrições para 6.174 vagas, distribuídas nas 166 opções de cursos.

A seleção da Unesp é realizada em uma única fase. A prova de conhecimentos gerais tem 84 questões de múltipla escolha e abrange todas as disciplinas obrigatórias do ensino médio; a de conhecimentos específicos tem 25 questões direcionadas para a área de opção do candidato (biológicas, exatas ou humanidades); e a de Língua Portuguesa, comum a todos, é composta por dez questões discursivas e por uma dissertação. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Desenho Industrial, Educação Artística, Educação Física, Educação Musical e Música, haverá também provas de habilidades.

Enem

Outra característica importante do vestibular da Unesp é a não-indicação de leitura de obras literárias. Fernando Prado, diretor acadêmico da Vunesp, instituição responsável pelos exames, considera que o conhecimento adquirido pelo candidato durante o ensino médio é suficiente para a realização das provas que aplica.

Desde 2000, a Unesp adota as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como subsídio para a avaliação da prova de conhecimentos gerais. O candidato decide, no ato do preenchimento da ficha de inscrição, se a nota será utilizada. Ainda assim, isso só acontece quando for superior ao desempenho do vestibulando nessa prova.

Unicamp

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2007 serão entre 28 de agosto e 6 de outubro. A primeira fase ocorrerá no dia 19 de novembro, com uma prova que abrange redação e 12 questões gerais dissertativas sobre Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda fase será realizada entre os dias 14 e 17 de janeiro, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: língua portuguesa e literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e língua estrangeira (Inglês). As provas de aptidão, para os cursos de Odontologia, Arquitetura e Urbanismo e todos os cursos de Artes, serão realizadas em Campinas e Piracicaba, entre 22 e 25 de janeiro de 2007.

Da Agência Imprensa Oficial