Vestibular: Unicamp amplia número de candidatos isentos de taxa

Mais de 7 mil candidatos deixarão de pagar os R$ 100 para as inscrições, que poderão ser feitas de 28 de agosto a 6 de outubro

sex, 25/08/2006 - 13h54 | Do Portal do Governo

As inscrições para o vestibular da Unicamp poderão ser feitas, exclusivamente pela internet, a partir de segunda-feira e terão neste ano 5% a mais de candidatos desobrigados do pagamento da taxa de inscrição. Serão dispensados de pagar os R$ 100, referentes à taxa, 7.219 alunos, 374 a mais que em 2006, quando 6.845 ficaram livres do pagamento.

O prazo para todos os interessados garantirem o direito de concorrer a uma vaga na universidade se encerra no dia 6 de outubro. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), todos os interessados que preencheram os requisitos básicos para isenção foram atendidos. Os contemplados receberão carta pelo correio com o código necessário para realizar a inscrição sem pagar a tarifa.

Os interessados na isenção se inscreveram em três modalidades. A maior parte (66%) integrou a que é dirigida a estudantes provenientes de família de baixa renda e de escola pública. A categoria que beneficia funcionários da Unicamp e da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) somou 28 atendidos (1% do total). E os candidatos aos cursos de licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada em Química e Física e em Pedagogia e Licenciatura), também provenientes da rede pública, foram 33%. A lista dos contemplados está disponível no site da Comvest.

Rede pública 

A isenção do vestibular nacional da Unicamp faz parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), a primeira iniciativa do tipo, sem cotas, criada em uma universidade brasileira. Instituído em 2004, após aprovação pelo Conselho Universitário da Unicamp (Consu), o programa elevou o número médio de isentos matriculados de 99, em 2003 e 2004, para 213 em 2005 e 2006. O aspecto mais importante da iniciativa, que tem como principal objetivo o ingresso de estudantes da rede pública na Unicamp e o estímulo à diversidade étnica e cultural, é a adição de pontos à nota final dos candidatos no vestibular.

Todos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública de ensino podem participar. A opção é feita no momento da inscrição para o vestibular e garante, automaticamente, 30 pontos a mais na nota final, ou seja, após a segunda fase. Candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas terão, além dos 30 pontos adicionais, mais 10 pontos.

SERVIÇO

Site da Comvest: www.comvest.unicamp.br

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)