Vestibular Unicamp aborda nova ortografia

Os 15.823 candidatos, no entanto, não precisaram lidar com as novas grafias

seg, 12/01/2009 - 9h04 | Do Portal do Governo

“O presidente do Brasil assinou decreto estabelecendo prazos para o país colocar em prática o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que unifica a ortografia nos países de língua portuguesa”. O conhecimento da lei integrou uma questão do primeiro dia de prova da segunda fase do Vestibular da Unicamp.

Os 15.823 candidatos, no entanto, não precisaram lidar com as novas grafias. A questão número 2 de Língua Portuguesa testava se o candidato conhecia a lei em vigor desde 1º de janeiro. Segundo o coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), Leandro Tessler, a Universidade deverá seguir este acordo, mas terá em 2012 o prazo-limite para aceitar as duas escritas e fazer esta transição. Nas provas deste domingo, de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas, o índice de abstenção foi de 6,29% (1.062 ausentes), um pouco inferior ao ano passado no mesmo dia (7,35%).

A diferença morfológica entre o termo ‘nulo’ e ‘anulável’ estiveram presentes no Código Civil bem como as palavras ‘infringir’ e ‘incompetência’. Tiras e histórias em quadrinhos também foram alguns dos recursos importantes empregados pela organização do Vestibular para facilitar a leitura pelos candidatos. Na questão 5, das 12 de Português, o personagem Calvin foi novamente mostrado, ele que é protagonista de uma tirinha americana traduzida para várias línguas. No diálogo pediu-se para descrever a diferença sintática entre a tradução do português europeu e brasileiro.

Tessler comentou que as provas foram de média complexidade, evoluindo à medida que avançavam para as últimas questões. A prova de Literaturas de Língua Portuguesa exigiu impreterivelmente leitura prévia dos nove títulos de livros indicados. “O resumo não permitia compreender tudo o que se pedia, pois trata-se de uma prova instrumental. Não é preciso ser um grande conhecedor de regras, mas um bom entendedor da língua”, garantiu ele. Na cena de O Auto da Barca do Inferno, perguntou-se por exemplo de que pecado o Parvo acusou o homem de leis e se este foi o único pecado de que ele era acusado na peça de Gil Vicente? Outra questão trazia o romance Iracema, de José de Alencar, que inspirou a canção Iracema voou, de Chico Buarque. Na prova, questionou-se o papel de Iracema no romance de José de Alencar e na canção de Chico Buarque.

Biologia – De acordo com o coordenador do Vestibular, a prova de Ciências Biológicas requereu conhecimentos amplos e, consequentemente, muita dedicação. Renato Pedrosa, coordenador-adjunto da Comvest, salientou que as provas em geral contemplam questões de todos os níveis de complexidade. “É para equilibrar a escolha de cursos de alta e baixa demanda. O conhecimento sobre células-tronco, da ordem do dia, e a sua participação no desenvolvimento embrionário foi um dos temas enfatizados.

A prova também repercutiu o que acontece quando um dedo inflama e ainda como as plantas respiram. Os Jogos de Pequim igualmente inspiraram perguntas. Na questão 16 a manchete de O Estado de S. Paulo falava sobre o voo de Maurren. Na questão 17 então as competições de tiro ao alvo e de arco e flecha serviram de ingredientes para dizer que estas modalidades esportivas exigem extrema acuidade visual. Em seguida, a pergunta “a” era sobre os componentes do olho que permitem ao atleta focar de maneira precisa o objeto alvo.

O Vestibular da Unicamp em seu primeiro dia não registrou maiores intercorrências. Treze candidatos com necessidades especiais realizaram as provas nas dependências do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Gabriel Porto” (Cepre), por manter uma infraestrutura adequada. Um candidato, em tratamento médico, fez a prova num hospital de Campinas. Nesta segunda-feira começam as correções das provas de Português e de Ciências Biológicas na Unicamp.

Também nesta segunda-feira, segundo dia de provas, Química e História serão os próximos desafios a serem encarados pelos estudantes. Depois de quarta-feira, último dia desta fase, oito bancas de 30 a 40 docentes estarão envolvidas a conhecer a performance dos candidatos. A estrutura envolverá mais de 260 professores, além de monitores em duas semanas de intenso trabalho. As provas de aptidão iniciam na próxima semana. (LM)

Da Unicamp