Vestibular Unicamp 2008 tem quase 50 mil inscritos

Universidade oferece 2.954 vagas em 58 cursos e dois da Famerp

qua, 03/10/2007 - 20h40 | Do Portal do Governo

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 49.461 inscritos para o Vestibular 2008. As inscrições se encerraram dia 21 de setembro. No ano passando 50.219 estudantes haviam se candidatado. Para o Vestibular 2008, são oferecidas 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp ). A Comvest está divulgando a relação candidato-vaga em cada curso. Medicina-Unicamp, com 79,5 candidatos por vaga, é o mais concorrido, seguido de Medicina-Famerp (47,2 c/v), Arquitetura e Urbanismo (45,5 c/v) e Ciências Biológicas (42 c/v). A tabela completa com a concorrência está abaixo está também disponível na página eletrônica da Comvest. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 8 de novembro.

Calendário

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2008 acontece no dia 18 de novembro, com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais de natureza discursiva: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda fase será realizada de 13 a 16 de janeiro de 2008, com oito provas dissertativas das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas; Química, História; Física, Geografia; Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos que as exigem, acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2008. A Comvest divulga a primeira lista de aprovados para matrícula no dia 7 de fevereiro. A matrícula destes convocados acontece em 12 de fevereiro.

As provas do Vestibular 2008 serão realizadas simultaneamente em 25 cidades do Brasil: Campinas, Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Mudanças

A partir deste ano as provas ficam mais leves. Apesar do número de questões continuar igual, 12 em cada prova, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp vai fixar o número de itens por questão em dois. Agora, serão 24 itens em todas as provas (primeira e segunda fase). Além de um número definido, os candidatos passam a saber o valor exato de cada item: dois pontos. Desta maneira, cada questão passa a valer quatro pontos e cada prova passa a valer 48 pontos. Comvest anunciou também uma mudança com relação à utilização da nota do Enem na primeira fase do Vestibular Unicamp. A Comvest passa a aceitar a nota obtida no componente de Conhecimentos Gerais do Enem para compor a nota final da primeira fase apenas dos candidatos que não zeraram na Redação do Enem.

Da Unicamp