Vestibular das Fatecs começa às 13h deste domingo

Portões das escolas serão abertos às 12h15 e fechados às 13h

dom, 04/12/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

O exame do Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo do próximo domingo, 4, que começa às 13h, terá cinco horas de duração. Os portões das escolas serão abertos às 12h15 e fechados às 13h. Após esse horário não será permitida a entrada de nenhum candidato. No site, estão disponíveis a demanda por curso e por faculdade e a lista de locais de prova.

No processo seletivo para o 1º semestre de 2012, as 11.360 vagas serão distribuídas entre as 52 unidades que oferecem 61 cursos de graduação tecnológica gratuitos. Os cursos com maior índice de candidato/vaga são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, nas Fatecs Zona Leste (21,45 c/v, à noite) e São Paulo (18,29 candidatos por vaga, à noite, e 17,13 c/v, de manhã), Construção Civil – Modalidade Edifícios, na Fatec São Paulo (16,78 c/v, à noite) e Automação Industrial, na Fatec São Bernardo do Campo, com 16,68 candidatos por vaga.

Exame

A prova será constituída por uma redação e 54 questões de múltipla escolha. Desse total, 40 questões abordam o núcleo comum do Ensino Médio – serão 5 perguntas de cada uma das 8 disciplinas: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, química e português. Outras 5 questões envolvem raciocínio lógico e as nove questões restantes abrangem conteúdo multidisciplinar. Quanto ao peso da prova, oito conjuntos de questões terão peso 1 e dois conjuntos, peso 2, conforme o eixo tecnológico a que pertence o curso escolhido pelo candidato.

Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha, e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE); carteira nacional de habilitação com foto; documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro.

O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 4 de dezembro, a partir das 18h30, nos sites do Centro Paula Souza e no site do Vestibular da Fatec.

Divulgação dos Resultados

No dia 19 de janeiro de 2012 cada Fatec vai divulgar a lista de classificação geral e a primeira lista dos convocados para matrícula dos candidatos que participaram do Vestibular para o 1º semestre de 2012. Se as vagas oferecidas não forem preenchidas na primeira chamada, a segunda lista será afixada somente na faculdade no dia 24 de janeiro do próximo ano.

A matrícula deve ser feita na secretaria da Fatec onde o candidato pretende estudar, no horário determinado pela unidade de ensino. Perderá direito à vaga quem não fizer a matrícula na data determinada ou deixar de apresentar os documentos exigidos.

23 de janeiro de 2012: data da matrícula da 1ª lista dos convocados;

24 de janeiro de 2012: divulgação da 2ª lista de convocação e matrícula.

Documentos para Matrícula

Para efetivar a matrícula, o candidato deve entregar uma foto 3×4 recente e cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original de cada um dos seguintes documentos: certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente; histórico escolar completo do Ensino Médio ou equivalente; carteira de identidade (RG); cadastro de pessoa física (CPF); certidão de nascimento ou de casamento; documento de quitação com o serviço militar; e título de eleitor, para os brasileiros maiores de 18 anos, com o comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral.

O candidato que ingressou no Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deve apresentar histórico escolar ou declaração escolar, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública municipal, estadual ou federal.

Caso o candidato pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplinas já concluídas em outro curso superior, deve apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da disciplina cursada.

Do Centro Paula Souza