Vestibular da Univesp tem relação candidato/vaga quatro vezes maior que a média nacional de pedagogia

Oferta de vagas de graduação na UNESP aumentou 21% com as vagas da Univesp

sex, 13/11/2009 - 19h18 | Do Portal do Governo

O primeiro vestibular do curso de graduação em Pedagogia do Programa Univesp já reúne números surpreendentes. Segundo dados da Fundação para o Vestibular da UNESP (VUNESP), a média é de 5,9 candidatos por vaga (c/v), número quatro vezes maior que a média nacional dos cursos de pedagogia privados ou públicos, que alcançam 1,3 c/v, de acordo com os últimos dados do Inep/MEC.

As 1.350 vagas de Pedagogia Univesp/UNESP representam um aumento de 21% no número total de vagas da UNESP. Os números também conferem um salto na oferta do curso de pedagogia nas estaduais paulistas, que quase triplica. Eram 745 vagas oferecidas pela USP, UNESP e UNICAMP; com Pedagogia Univesp/UNESP, são 2.095 vagas.

“Os números são ótimos, ainda mais considerando que este curso é restrito para professores em exercício”, adianta Carlos Vogt, Secretário de Ensino Superior e responsável pela coordenação do Programa Univesp. “Este processo seletivo tornou-se, aliás, o segundo maior concurso vestibular da UNESP”, revela Vogt.

Se os dados iniciais trazem resultados positivos, o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior público também tem o que comemorar. “A expansão de vagas alcança a partir de agora uma dimensão prática, já que a cada ano teremos novos profissionais da educação em todo o Estado”, afirma Vogt, referindo-se à extensão do Programa Univesp, desenvolvido em 21 cidades, na capital, interior e litoral.

Qualidade

Números à parte, o Programa Univesp comemora a estruturação do seu primeiro curso com formatação pedagógica definida. “O objetivo é ampliar o acesso de estudantes sim. Mas a mesma importância tem a qualidade do que estamos oferecendo aos estudantes”, afirma Vogt. É por isso que, neste caso, um planejamento pedagógico bem estruturado, aliado às novas tecnologias, deve aperfeiçoar ao máximo o aprendizado do aluno.

Vestibular de Pedagogia Univesp/UNESP em números

A oferta de vagas de graduação na UNESP aumentou 21% com as 1350 vagas oferecidas via Univesp. Já o número de vagas públicas em pedagogia nas estaduais paulistas quase triplicou. Eram 745 vagas oferecidas pela USP, UNESP e Unicamp. Com as 1350 vagas de Pedagogia Univesp/Unesp, são 2095 vagas de pedagogia nas estaduais paulistas.

O processo seletivo para o curso de Pedagogia Univesp/UNESP tornou-se o segundo maior concurso vestibular da UNESP, ao ultrapassar o número de vagas e de candidatos inscritos do vestibular do meio de ano. Neste caso, foram 630 vagas distribuídas em 15 cursos de graduação, totalizando 7020 inscrições pagas e 919 isenções (7939 inscritos).

Da Secretaria de Ensino Superior