Vestibular da Unicamp começa hoje para quase 50 mil

Medicina é o curso mais concorrido, com 79,5 candidatos por vaga

dom, 18/11/2007 - 11h46 | Do Portal do Governo

Neste domingo, 18, quase 50 mil estudantes têm um compromisso importante: tentar uma vaga em uma das principais universidades brasileiras, ao realizar a prova da primeira fase do Vestibular Nacional Unicamp 2008.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 49.462 inscritos este ano. Desse total, cerca de mil devem fazer a prova no campus de Barão geraldo, em Campinas, no prédio do Ciclo Básico II. Os demais candidatos estão espalhados pelos outros 40 locais de provas, distribuídos nas 25 cidades do Brasil em que a Unicamp realiza o vestibular.

A disputa é por uma das 2.954 vagas oferecidas nos 58 cursos da Unicamp e nos dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, a Famerp.

 Para 2008, repetindo o quadro dos últimos 20 anos, Medicina (Unicamp), com 79,5 candidatos por vaga, é o curso mais concorrido, seguido de Medicina (Famerp) (47,2 c/v), Arquitetura e Urbanismo (45,5 c/v) e Ciências Biológicas (42 c/v).

A primeira fase do Vestibular Unicamp é composta de uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais de natureza discursiva: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A primeira fase marca a estréia de uma mudança estrutural: a partir deste ano as provas do vestibular ficam mais leves. Apesar do número de questões continuar igual, 12 em cada uma, a Comvest fixou o número de itens por questão em dois. Agora, serão 24 itens em todas as provas (primeira e segunda fase). Além de um número definido, os candidatos passam a saber o valor exato de cada item: dois pontos. Desta maneira, cada questão passa a valer quatro pontos e cada prova passa a valer 48 pontos.

Horário

Os candidatos devem chegar ao local de prova com antecedência, pois os portões são fechados às 13h45 e em alguns locais costuma haver trânsito intenso e lento. As provas começam às 14 horas. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, vale o horário local e não o de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecer o caminho. A prova tem duração de quatro horas.

Outra mudança

Outra mudança anunciada pela Comvest este ano é com relação à utilização da nota do Enem na primeira fase do Vestibular Unicamp. A Comvest passa a aceitar a nota obtida no componente de Conhecimentos Gerais do Enem para compor a nota final da primeira fase apenas dos candidatos que não zeraram na Redação do Enem.

Próximas etapas

A Comvest divulga, dia 18 de dezembro, a lista de aprovados para a segunda fase do Vestibular Unicamp 2008. A segunda fase será realizada de 13 a 16 de janeiro de 2008, com oito provas dissertativas das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas; Química, História; Física, Geografia; Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos que as exigem, acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2008. A Comvest divulga a primeira lista de aprovados para matrícula no dia 7 de fevereiro. A matrícula destes convocados acontece em 12 de fevereiro.

As provas do Vestibular 2008 serão realizadas simultaneamente nas seguintes cidades do Brasil: Campinas, Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Da Unicamp