Vestibular da Unicamp adia inscrições para o dia 1º de setembro

Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, oferecerá oito novos cursos aos candidatos ao Vestibular 2009

dom, 17/08/2008 - 11h57 | Do Portal do Governo

A Unicamp anunciou nesta semana que as inscrições para o Vestibular 2009 começam apenas no dia 1º de setembro. Antes disso, entre o dia 18  e 24 de agosto, estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental, médio, cursos pré-vestibular ou curso superior e que estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês poderão pleitear a redução da taxa de inscrição.

O valor de R$ 105,00 cobrado para as inscrições terá, neste caso, redução de 50%. A medida foi necessária para adequar o novo calendário da Comissão para os Vestibulares (Comvest) da Universidade às exigências da Lei Estadual 12.782, de 2007, que prevê sua redução parcial.

Segundo o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, o novo campus de Limeira, denominado “Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp”, oferecerá oito novos cursos aos candidatos ao Vestibular 2009.  São eles Gestão de Políticas Públicas, Gestão de Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas, Ciências do Esporte, Nutrição, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura, sendo os quatro últimos em período integral e os quatro primeiros noturnos. Serão , ao todo, 480 vagas.

Também duas opções de cursos, ao invés de três, e a extinção da prova de aptidão no curso de Odontologia são outras novidades do próximo Vestibular. Um dos motivos alegados pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) à Comvest foi a extensa logística que cada operação movimentava. O custo-benefício foi melhor avaliado.

A mudança de data para as inscrições deverá beneficiar estudantes com remuneração abaixo de dois salários mínimos por mês ou que estejam desempregados. Estes estudantes, após o pedido, que deve ser feito na página da Comvest no período previsto, deverão entregar documentação no Ginásio Multidisciplinar que comprove sua situação entre os dias 25 e 26 de agosto, das 8 às 18 horas (consulte documentos exigidos). A Comvest divulgará no dia 29 de agosto a lista de beneficiados em sua página eletrônica www.comvest.unicamp.br.

Tadeu Jorge disse que, se a lei conseguir cumprir o seu objetivo, proporcionando maiores oportunidades aos estudantes, para a Unicamp já terá sido motivo de muita satisfação. O reitor relembrou que a Universidade já persegue este ideal em pelo menos duas ações de inclusão no Vestibular: com os projetos de taxa de isenção, que contemplou neste ano 6.500 candidatos, e com o Programa de Ação Afirmativa (Paais). No entanto, também contemporizou que isso poderá representar para a instituição um maior dispêndio de recursos.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Edgar Salvadori De Decca, a Unicamp em seu mais novo campus, em Limeira, mostra mais uma vez seu pioneirismo renovando o seu perfil acadêmico e curricular. Com a vantagem sobre o campus de Campinas, a Faculdade de Ciências Aplicadas irá fornecer aos alunos uma visão integrada e multidisciplinar. Eles já ingressarão nesta expectativa, que permeará todos os cursos.

Com iniciativas pioneiras no Brasil, serão ministrados cursos como o de Engenharia de Manufatura. Serão ministradas 240 vagas no período diurno e outras 240 no período noturno. O perfil acadêmico foi reformulado não somente para que integre a escolha profissional mas também por criar oportunidades para o mercado de trabalho. “Estamos criando carreiras. É louvável e com isso a Unicamp dá um salto em qualidade com a expansão das vagas”, salienta. Conforme Tadeu Jorge, este é o maior empreendimento na história da Universidade em direção à expansão de vagas, discutida desde 2003 e que foi instalada a partir de dois anos de estudo por uma comissão que estudou o assunto.

Para o coordenador da Comvest, Leandro Tessler, as mudanças foram necessárias e ajudam a solidificar mais ainda o Vestibular, que oferecerá 3.434 vagas aos ingressantes em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). E essas mudanças não param por aí. O Caderno de Questões, que anteriormente era separado para as respostas, passará a figurar no próprio Caderno, o que facilitará o sistema de correção das provas e o seu desmembramento pela equipe de revisão. As inscrições para o Vestibular vão até 7 de outubro.

Da Unicamp

C.M.